O treinador de guarda-redes Pedro Taborda e o avançado Paul Ayongo, duas figuras com história no futebol na região, acabam de se sagrar campeões da Arménia ao serviço do Ararat-Armenia.
Taborda, natural de Freamunde e antigo guarda-redes do SC Freamunde (47 anos), integrou a equipa técnica vencedora liderada por Manuel Tulipa, enquanto o ganês Ayongo (29 anos), que já se havia sagrado campeão da II Liga pelo FC Paços de Ferreira em 2018/19, festejou mais um título na sua carreira.
Do elenco campeão também fez parte o médio Welton Júnior, que representou os Castores durante duas temporadas na II Liga.
A nível coletivo, o emblema da capital arménia garantiu a conquista do terceiro campeonato da sua história (repetindo os feitos de 2019 e 2020).
Campanha vitoriosa garante vaga na Champions League
A última jornada da prova realizou-se esta quarta-feira, com o Ararat-Armenia a vencer o Gandzasar FC (1-0) e a terminar a prova com 60 pontos, deixando o FC Noah no segundo lugar com 56.
O título carimba também o passaporte da equipa para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões da próxima temporada. Sob o comando técnico do português Manuel Tulipa, de 53 anos — que assumiu a sua primeira experiência internacional como treinador principal —, a equipa somou 19 vitórias em 34 jogos.
O forte contingente luso que celebra este título na Arménia fica completo com os nomes de Gabriel Couto (treinador-adjunto), Miguel Soares (preparador-físico) e o jogadores Hugo Oliveira, João Queirós, Bruno Pinto e Rodrigo Ramos (saído em janeiro).


