Pedro Machado, antigo presidente da Câmara Municipal de Lousada, foi eleito pelo Conselho Regional do Norte, em lista única, para o cardo de vice-presidente do Conselho Diretivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), ao abrigo da Lei Orgânica das CCDR, I.P. e respetivo Regulamento Eleitoral.
A votação decorreu esta terça-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto, e contou com a presença de 23 votantes, 21 votos na candidatura de Pedro Machado e 2 votos em branco.
A candidatura foi apresentada pelo Partido Socialista (PS) e pelo Partido Social Democrata (PPD/PSD), reunindo 75% dos proponentes do colégio eleitoral.
A eleição indireta do vice-presidente decorreu ao abrigo da Lei Orgânica das CCDR, I.P., aprovada em anexo ao Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, na sua redação atual, bem como do respetivo Regulamento Eleitoral. O direito de voto coube aos membros do Conselho Regional do Norte, conforme o caderno eleitoral definitivo publicado em 4 de fevereiro de 2026.
O novo presidente da CCDR NORTE, Álvaro Santos, foi eleito a 12 de janeiro. Nessa votação foi também eleito como Vice-Presidente da CCDR NORTE Ricardo Bento.


