Goalball 1

O Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, acolhe pela primeira vez uma jornada do Campeonato Nacional de Goalball, hoje, entre as 9h00 e as 21h00.

A competição conta com a participação de quatro clubes, nomeadamente, o CCD Porto, AJ Pina, FC Porto e ACAPO Lisboa.

Os jogos decorrem nos seguintes horários:

11h30 – CCD Porto – AJ Pina

12h40 – FC Porto – ACAPO Lisboa

14h20* – CCD Porto – ACAPO Lisboa

15h30 – AJ Pina – FC Porto

17h20* – FC Porto – CCD Porto

18h30 – ACAPO Lisboa – AJ Pina

*O jogo inicia-se pelo menos com 30 minutos após o término oficial do jogo anterior.

 A entrada é gratuita.

O Vereador do Desporto, Renato Almeida, irá acompanhar a entrega do troféu de Campeão Nacional de Showdown 2022 ao atleta Paulo Coelho, pelas 13h15.

 

O que é o Goalball?

A modalidade de Goalball foi criada em 1946 como objetivo reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que tinham perdido a visão. Em 1976 foi apresentado ao mundo nos Jogos Paralímpicos de Toronto.

Este jogo, destinado apenas a atletas com deficiência visual, tem a duração de total de 24 minutos, com duas partes de 12 minutos. O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol (9m de largura por 18m de comprimento). Todas as marcações do campo são feitas com fio de sisal e fita por cima, para que os jogadores sintam o relevo das linhas através do tato e tenham a perceção espacial do campo.
Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes.

O objetivo de cada equipa é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo (baliza com 9m de comprimento por 1,30m de altura), enquanto os jogadores oponentes tentam bloquear a bola com o corpo.

A bola utilizada pesa 1.250g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detetar a sua trajetória. Por isso, durante a realização do jogo é exigido um silêncio absoluto no local.

O Goalball é um desporto baseado nas perceções táctil e auditiva, por isso não pode haver ruído no recinto durante a partida.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *