Colégio marca d'água 2020/21

Uma petição foi criada recentemente no portal Petição Pública para conseguir que o padre António Martins se mantenha à frente das paróquias de Paços de Ferreira, Penamaior, Meixomil e Lamoso. Até ao momento de publicação da notícia, já contava com mais de 100 assinaturas.

A petição é acompanhada por um texto, onde é considerado que os paroquianos “foram apanhados de surpresa” com a substituição do pároco António Martins por José Ferreira, anunciada pela Diocese do Porto.

“Esta notícia deixou-nos a todos chocados e tristes, atendendo que o Sr. Padre António Martins tem vindo a desempenhar um bom e exemplar trabalho nas quatro paróquias que é responsável, bem como toda a dedicação e carinho que dispensa ao Centro Social e Paroquial de Penamaior”, lê-se na petição.

Além disso, os paroquianos por trás da iniciativa consideram que o pároco tem sempre uma “palavra amiga e de conforto a todos os que o procuram” e uma presença que traz “alegria de frequentar a Igreja”.

“Estamos tristes e muito desiludidos com tal decisão, e pedíamos humildemente que o Sr. Bispo reconsidere e, na conjetura atual de pandemia, não foi a melhor altura para mudanças tão radicais”.

Se tal não for possível, os paroquianos responsáveis pela iniciativa sugerem, “pelo menos”, que a mudança de padre seja adiada até às Jornadas Mundiais da Juventude, porque já foi iniciado “um trabalho com os jovens, e mesmo com outros grupos e demais fiéis que estavam e estão bem sintonizados e articulados com a ainda tão recente presença do Sr. Padre António Martins”.

Pode consultar a petição aqui.