A cidade de Paredes prepara-se para acolher, entre os dias 1 e 13 de setembro de 2025, os Campeonatos da Europa de Hóquei em Patins nas vertentes masculina e feminina. Os jogos terão lugar no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, que se prepara para receber as 16 melhores seleções nacionais europeias, naquela que será a terceira vez que o concelho acolhe este prestigiado evento, organizado pela World Skate Europe – Rink Hockey.
Depois das edições de 2012 e 2021, Paredes volta a vestir-se a rigor para receber a elite do hóquei europeu. O pavilhão, com capacidade para cerca de 2.000 espectadores, apresenta todas as condições técnicas e logísticas para proporcionar uma experiência de excelência a atletas, equipas técnicas e público.
A competição masculina arranca a 1 de setembro, com destaque para o jogo entre Portugal e Itália, agendado para as 21h45 — um reencontro entre duas potências históricas da modalidade. A primeira jornada contará ainda com os seguintes encontros: 14h00 – Alemanha vs Andorra, 16h30 – Suíça vs Áustria, 19h00 – Espanha vs França, 21h45 – Portugal vs Itália.
As fases de grupos decorrem até 3 de setembro, com os quartos-de-final, meias-finais e a grande final agendada para dia 6, às 21h15, seguida da cerimónia de encerramento.
Os grupos masculinos são Grupo A: Espanha, Portugal, Itália, França, Grupo B: Suíça, Alemanha, Andorra, Áustria,
A competição feminina decorrerá entre os dias 8 e 13 de setembro, reunindo oito seleções nacionais divididas em dois grupos, com base nos resultados da edição anterior. A ronda inaugural, a 8 de setembro, inclui o aguardado duelo entre Portugal e Itália às 19h30, além de outros três jogos: 11h00 – Suíça vs Alemanha, 14h00 – Inglaterra vs Países Baixos, 17h00 – Espanha vs França, 19h30 – Portugal vs Itália.
A fase a eliminar decorrerá entre 11 e 13 de setembro, culminando com a final marcada para as 19h30 do último dia.
Os grupos femininos são Grupo A: Espanha, Portugal, Itália, França, grupo B: Inglaterra, Suíça, Alemanha, Países Baixos.
Esta edição dos Campeonatos da Europa ficará marcada pela estreia do sistema de vídeo-arbitragem (Video Review System – VRS), uma ferramenta já testada em competições como a Final Four da WSE Champions League. O VRS permitirá rever, em tempo real, jogadas cruciais, aumentando a transparência e a qualidade das decisões de arbitragem.
Segundo Orlando Panza, presidente da World Skate Europe – Rink Hockey, esta inovação representa “um avanço técnico significativo” e reforça “os padrões de excelência e ética desportiva”, promovendo decisões mais justas e credibilidade no desporto.