Hoje em Penafiel, não haverá a Majestosa Procissão do Corpo de Deus. Nem ontem desfilaram nas principais ruas da cidade os tradicionais bailes desta secular festa, devido à pandemia que o país enfrenta. Mas a Câmara Municipal de Penafiel não quis deixar de assinalar a festividade e contaminou a cidade com várias exposições interativas e de recuperação da memória.

Ao longo da cidade, foram colocadas bandeiras nas janelas. Nas montras do comércio local, fotografias a preto e branco, coladas nos vidros, recordam momentos do antigamente. Nos passeios, entre o Sameiro e a Biblioteca Municipal, painéis alusivos aos vários momentos desta celebração, que junta o sagrado e o profano e acolhe milhares de visitantes. Através de QR codes, são disponibilizadas informações, fotografias, vídeos e elementos gráficos sobre a Procissão do Corpo de Deus, da Cavalhada, o desfile do Carneirinho, os Bailes dos Ofícios, a Bicha Serpe, o Estado de S. Jorge ou o Carro Triunfal.

“Todos nós penafidelenses olhamos para estas imagens e sentimos um aperto no coração pelo facto de este ano não podermos ter a majestosa procissão do Corpo de Deus”, afirmou, acrescentando que estas representam “uma parte muito significativa do património imaterial de Penafiel”. “As festas existem antes mesmo de sermos cidade ou vila. Estamos a falar de séculos de história de uma comunidade e de um território”, frisou.

Durante uma visita ao itinerário, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, lamentou a necessidade de cancelar a festa como ela é conhecida, mas apelou às pessoas para visitar este novo modelo do Corpo de Deus, que vai permitir dar a conhecer mais “sobre a festa, o nosso ADN comum e, se calhar, conhecer a nossa festa de uma forma diferente”.

Diferente também vai ser a vertente sagrada da celebração. Hoje, às 11h30, celebra-se a Eucaristia na Igreja Matriz e às 19 horas o Padre Paulo Jorge, pároco de Penafiel, vai fazer a bênção à cidade e aos penafidelenses, a partir do Jardim do Sameiro. Os dois momentos vão ser transmitidos em direto através das redes sociais do município.

ouro e prata