O Salão Nobre da Câmara Municipal de Paços de Ferreira acolheu, na manhã desta terça-feira, a cerimónia de apresentação da equipa portuguesa, que irá participar no Trial das Nações, um evento que conta com a colaboração da Associação dos Amigos do Pilar.
Na cerimónia de apresentação, Manuel Vieira, presidente da Comissão de Trial de Motociclismo, deu nota de que a equipa vai representar a seleção no Campeonato do Mundo de Trial por seleções, que se realiza em Arteixo, na Corunha (Espanha), entre os dias 25 e 27 de setembro.
Explicando a escolha de Paços de Ferreira para apresentar a equipa, o dirigente explicou que tal aconteceu porque o município cedeu as instalações para “sedeara escola de Trial de Federação”, o que tem permitido fazer os treinos de preparação para a Seleção, que decorrem no Monte do Pilar
O concelho tem a sede da escola de trial de FMP, uma escola que acolhe jovens a partir dos 4 anos, uma aposta “bem conseguida”. “E fruto disso, precisávamos de um espaço e apoio e Paços de Ferreira tem a maior das tradições no Trial em Portugal, tendo um espaço privilegiado para a prática da modalidade.
Naquela que é a 43.ª edição do trial das Nações, Portugal vai-se fazer representar por João Silva, Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves e Filipe Sá.

a competição desportiva que conta com um total são 28 equipas em competição, divididas em três níveis: nível elite, classe internacional (onde compete a seleção portuguesa e que conta com 16 países representados) e uma equipa Challenge, composta por rapariga e rapaz jovem, até aos 18 anos.
Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, destacou a honra de receber os “jovens que vão representar Portugal”, num concelho “muito jovem, com uma diversidade de modalidades desportivas, onde o trial está em franca ascensão” e garantiu “a total colaboração por parte do município”.
Domingos Ferreira, da Associação dos Amigos do Pilar, recordou que o Trial das Nações já passou em Paços de Ferreira em 2002, assim como a retoma da atividade da Associação para dinamizar “o que de melhor o monte tem”. No final, o dirigente ofereceu uma camisola, com as cores da seleção, ao autarca pacense.

Paulo Ferreira destacou ainda “as condições únicas” do Monte do Pilar, assim como o facto de haver muitos praticantes no concelho e na região. “E esta nossa parceria é ótima para ambas as partes. É muito bom para Paços de Ferreira porque é mais uma modalidade que os nossos jovens podem praticar, uma modalidade que atrai muitos visitantes e até também bom para os nossos jovens que praticam esta modalidade porque as condições são muito boas e da parte do município, podem contar connosco porque temos muito orgulho nesta parceria”, concluiu.

