PHOTO 2022 08 29 19 56 56

Caiu, esta  segunda-feira, uma das mais emblemáticas e antigas árvores do concelho de Paços de Ferreira. O carvalho tri-centenário do Jardim Municipal de Paços de Ferreira tombou durante a tarde, sem causar vítimas.

Segundo o coordenador da Polícia Municipal de Paços de Ferreira, Amílcar Brito, às 17h58 foi lançado o alerta para a queda de um dos ramos do carvalho do jardim. A Polícia Municipal e os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira foram chamados ao local e iniciaram uma análise de forma a perceber se o impacto tinha causado vítimas.

Concluindo que os danos tinham sido apenas materiais, nomeadamente a destruição de bancos situados debaixo da árvore, os operacionais presentes iniciaram o processo de criação de um perímetro de segurança quando, às 18:21, os restantes ramos do carvalho tombaram. Apenas o tronco central do gigante não caiu.

O segundo impacto bloqueou o passeio e uma porção da estrada envolvente, levando à interrupção de circulação de viaturas na Avenida Jaime Barros e na Praça Dr. Luís durante cerca de 20 minutos, enquanto os serviços de ambiente da Câmara Municipal procediam ao corte do obstáculo e à limpeza da via. Contudo, pelas 19h já era possível circular nas estradas afetadas, explicou ao IMEDIATO Amílcar Brito.

Segundo o coordenador da Polícia Municipal, a queda dos restantes ramos da árvore causou ainda arranhões numa viatura que se encontrava estacionada no local.

Foram mobilizados para a ocorrência dois elementos da Polícia Municipal, bem como o seu coordenador, dois elementos da GNR de Paços de Ferreira e dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira. Estima-se que durante o dia de terça-feira esteja concluído o processo de limpeza do parque e da árvore.

Segundo a página da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, o Jardim Municipal de Paços de Ferreira foi criado em 1892, estando situado na parte central da Praça Dr. Luís. A mesma fonte indica que a árvore é um tri-centenário carvalho alvarinho.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.