natal

Entrados que estamos no mês de dezembro e na quadra natalícia, são várias as iniciativas promovidas pelos municípios da região para celebrar a festividade. A programação é vasta e para todas as idades. A presença do Pai Natal vai fazer o gáudio dos mais pequenos e para os graúdos haverá mercados de natal.

Num momento em que se vivem dias difíceis, provocados pela guerra e pela subida da inflação, há municípios que adotaram medidas de poupança e que adaptaram as suas iniciativas e atividade ao momento que vive o país e o mundo.

Conheça a programação das autarquias da região para este mês natalício.

Penafiel com vasto programa para celebrar o Natal

Em Penafiel, este ano não vai haver árvore gigante. O município, por razões relacionadas com a poupança de energia, não vai instalar a tradicional árvore de Natal gigante no Largo da Misericórdia e vai realizar um “Mercadinho de Natal”. Vai ainda desligar as iluminações natalícias às 24 horas. Como parte das medidas de poupança de energia, o Município entendeu também reduzir a instalação de iluminação natalícia e o tempo de funcionamento.

A iniciativa chama-se “Penafiel Cidade Natal” e traz consigo a magia da festividade. Assim, desde ontem, e até ao dia 24 de dezembro, são várias as iniciativas que vão ser levadas a cabo em Penafiel.

No Largo da Misericórdia, para momentos em família e com uma novidade muito especial, vai ser instalado o “Mercadinho de Natal”, numa organização da Câmara Municipal de Penafiel, Associação Empresarial de Penafiel e Junta de Freguesia de Penafiel.

O “Mercadinho de Natal”, repleto de luz e com várias bancas com produtos evocativas do espírito natalício para todos os gostos, desde gastronomia, doçaria, bebidas quentes, artesanato, decoração, joalharia, bijuteria, entre muitos outros.

O programa natalício “Penafiel Cidade Natal” volta a iluminar as ruas da cidade e com várias iniciativas de animação.

Sexta-feira, dia 2, dá-se a chegada do Pai Natal à Praça de Natal à Praça do Município, juntamente com várias personagens do universo de Natal que estarão a encantar os mais pequenos.

As iniciativas de rua, que têm como objetivo unir as famílias ao comércio tradicional, vão ter o seu epicentro na Praça de Natal, com várias oficinas direcionadas para os mais pequenos: oficina de artesanato, de sabores de Natal, modelagem de balões e pinturas faciais, oficina do Conto, bem como uma oficina de Músicas de Natal.

Na mesma Praça, junto da casa do Pai Natal, a organização do “Penafiel Cidade Natal” vai dinamizar um espaço solidário, onde a cada semana irá fazer-se uma recolha de bens essenciais que serão entregues nas instituições de solidariedade social do concelho de Penafiel.

A cidade voltará a ter baloiços de Natal e as melhores fotografias ganharão prémios que poderão ser usufruídos no comércio e hotelaria do Concelho de Penafiel. Os baloiços estarão espalhados pelo centro da cidade, e todas as famílias estão convidadas a tirarem fotografias com a hashtag #aepnatal22. Os vencedores com as melhores fotografias serão anunciados nas páginas oficiais da organização.

Paredes Espalha Magia de Natal

A Magia do Natal acontece também em Paredes, com um programa que se inicia hoje, dia 1 de dezembro, e que se prolonga até 14 de janeiro de 2023. Paredes será a Casa Natal de muitas famílias que visitem o concelho, com luzes, concertos, contos, mercado, exposições, teatro, comboio de Natal e cantar as janeiras que fazem parte do programa “Espalhar Magia por Paredes”.

Em Paredes, até ao dia 23 de dezembro, vai haver um Comboio de Natal, que vai percorrer várias ruas da cidade e do concelho. O município vai ainda realizar um concurso de montras de Natal, entre as lojas do comércio local.

Até ao dia 24, o Parque José Guilherme acolhe o Mercado de Natal, que terá barraquinhas com doces, bebidas e será animado por grupos locais. O mercado vai funcionar de segunda a quinta-feira entre as 14 e as 18 horas, às sextas-feiras entre as 14 e as 22 horas e aos feriados e fins de semana entre as 10 e as 22 horas. Na véspera de Natal abre às 10 e encerra às 14 horas.

Haverá ainda lugar para várias atividades e teatro na Casa da Cultura de Paredes e na Biblioteca Municipal, assim como uma marcha solidária, através da qual as pessoas podem contribuir com bens alimentares.

Música, dança, teatro fazem parte desta vasta programação, que culminará com um Concerto de Reis, no dia 14 de janeiro, às 21 horas, na Casa da Cultura de Paredes. Antes disso, haverá uma festa de fim de ano no Pavilhão Multiusos, no dia 31 de dezembro e um Encontro de Janeiros, no Parque José Guilherme, no dia 7 de janeiro, às 21 horas.

 

Natal ecológico em Felgueiras

Tal como nos últimos anos, as ruas, praças e avenidas de Felgueiras vestem-se a rigor, numa envolvente mágia, servindo de cenário para a confraternização das famílias nesta época tão especial.

Associando a necessidade de manter a dinâmica cultural, social e o desenvolvimento da economia local, com o Plano de Redução dos Gastos Energéticos, a iluminação de Natal 2022 será suportada em tecnologia led, será inaugurada no dia 2 de dezembro, estendendo-se até 8 de janeiro de 2023. Com horário reduzido (das 18h00 às 24H00) comparativamente com anos anteriores, resultará num menor consumo de energia para o município.

Espalhados pelas ruas e avenidas do concelho estarão vários Foto Point, Anjos, Bolas, Estrelas, entre outros enfeites de grande porte que darão mais vida às ruas e praças concelhias neste Natal.

Na Praça da República, estará uma grande árvore de Natal 3D, com passagem interior, para que as famílias retratem a época natalícia 2022 e partilhem a Magia do Natal que se vive em Felgueiras com toda a comunidade de emigrantes e demais familiares e amigos, com quem não possam estar presencialmente nesta época, imbuindo a população num espírito de confraternização, paz, amor e alegria, tão característico desta época festiva.

Serão mais de 230.000 luzes cintilantes a brilhar por todo o concelho. O investimento na iluminação de Natal, reflete uma decisão estratégica, refletida e ponderada, de envolvimento da população, de promoção local e do comércio tradicional.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca refere que “Fruto das várias intervenções urbanas, haverá mais pontos de decoração. O investimento na iluminação de natal suportada em tecnologia led e a decisão de diminuir o tempo em que as luzes estão acesas, são medidas que vão de encontro ao plano de eficiência e redução de consumo definido pela autarquia, não descorando, no entanto, a importância que a decoração das ruas tem no desenvolvimento e atratividade do comércio local e na dinâmica socio cultural do concelho “.

Neste contexto, Nuno Fonseca realçou, em comunicado, que “a preocupação em relação ao impacto ambiental da energia elétrica e aos gastos com a eletricidade tem passado pelo investimento que tem vindo a ser efetuado nos equipamentos municipais no sentido de obterem uma maior eficiência energética ou na rede de iluminação pública, cuja aposta passa pela instalação de lâmpadas Led”.

 

Comboio e Pai Natal vão animar Paços e Freamunde

Em Paços de Ferreira, as iniciativas de Natal vão ser replicadas nas duas cidades do concelho: em Paços de Ferreira e em Freamunde. Ao longo dos fins de semana do mês de dezembro, um comboio do Pai Natal vai fazer as delícias dos mais pequenos. Haverá ainda Casa do Pai Natal e serão promovidas várias atividades direcionadas para os mais pequenos.

Em Freamunde, decorrerá o habitual programa dedicado ao capão e haverá um concerto Natalício na Igreja da Cidade.

Haverá ainda Natal no Jardim, de 16 a 18 de dezembro, no Jardim Municipal de Paços de Ferreira, promovido pela Junta de Freguesia.

 

Vila Natal com pista de gelo

Em Lousada, a Vila Natal já chegou no dia 25 de novembro, com iluminação das ruas, da Árvore de Natal, música ambiente e um concerto do Conservatório Vale do Sousa “À procura do Pinheiro”.

O ponto de encontro para as atividades é a Avenida Senhor dos Aflitos, onde já está a funcionar a Pista de Gelo Ecológica (numa parceria entre o Município e a, recém-criada Associação Empresarial de Lousada), que está aberta até dia 2 de janeiro. A Pista tem cerca de 200 metros quadrados e cada utilização tem um custo de três euros. De segunda a sexta-feira, a Pista vai funcionar das 14h00 às 22h00, sendo que há a possibilidade de efetuar marcações para grupo de 50 participantes. Aos sábados, o horário de funcionamento é das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 23h00, e aos domingos as manhãs são de igual forma e de tarde o espaço está aberto entre as 15h00 e as 20h00. Na semana
entre o Natal e o Ano Novo os horários vão ter alterações.

Tal como tem acontecido em anos anteriores a Casa do Pai Natal convida a uma visita de miúdos e graúdos.

A par com a Lousada Vila Natal, arrancou no dia 1 de dezembro a iniciativa Natal Associativo, uma das novidades, que se prolonga até dia 7 de dezembro, com o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações locais, com venda de produtos.

No Mercado de Natal, entre o dia 8 e 24, é possível encontrar artesanato, produtos locais entre outros.

A chegada do Pai Natal a Lousada está agendada para o dia 18 de dezembro, domingo, com distribuição pelos mais novos de brindes e guloseimas.

Antes do início da interrupção letiva, o Município vai fazer chegar aos alunos dos jardins de infância e do primeiro ciclo, um Postal para que cada um possa escrever o seu desejo para este Natal. Os postais devem ser colocados na caixa de correio junto à Casa do Pai Natal para que ele os possa levar no dia 18 de dezembro.

Inserido na programação de Natal está o Torneio de Boccia Sénior que vai decorrer no dia 19, no Pavilhão Municipal.

No dia 26, como é tradição em Lousada, realiza-se a Feira das Oitavas que traz até ao centro da Vila milhares de pessoas.

No dia 30 realiza-se a Corrida de São Silvestre, com partida junto à Escola Secundária, às 21h30. A Madrinha da Prova é Aurora Cunha e a prova é organizada pela LADEC em parceria com a autarquia.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.