citania de sanfins
Fotografia: IMEDIATO

Depois de em 2022 “Os Trilhos de Sanfins são Fixes” terem dado a conhecer o Trilho da Citânia de Sanfins de Ferreira, futuro Pequeno Roteiro 1 (PR1) de Paços de Ferreira (PFR), e a envolver as pessoas de Sanfins de Ferreira e as suas coletividades na oficialização e promoção do trilho, em 2023 pretendem reforçar este envolvimento da comunidade na implementação no terreno do PR1 PFR e a sua divulgação.

Como primeiro evento de 2023, para lá da manutenção das caminhadas semanais, “Os Trilhos de Sanfins são Fixes” estão a promover uma visita aos Trilhos do Rio Ovelha, Marco de Canaveses, e a Tongobriga. Esta atividade tem como objetivos: reforçar intercâmbio com a Associação dos Amigos do Rio Ovelha; fazer mais uma caminhada em grupo num Pequeno Roteiro (PR); visita à importante estação arqueológica de Tongobriga.

Desta forma, conseguem “aliar na mesma atividade uma boa caminhada por um trilho de referência em termos de beleza e também uma visita com um forte componente histórico, tal como acontece no Trilho da Citânia de Sanfins de Ferreira”.

Este evento terá lugar uma semana antes do início da segunda edição das Caminhadas Temáticas Mensais, no primeiro domingo de cada mês entre março e outubro, começando com temas mais relacionados com elementos naturais e finalizando com as atividades humanas. “Os Trilhos de Sanfins são Fixes” tem também programado uma caminhada noturna em Maio, dedicada a astronomia e poesia e um Trail em Junho.

 

Programa:

– 7:00 – Reunião Museu da Citânia de Sanfins

– 7:15 – Partida de Autocarro

– 8:30 – Caminhada no Trilho no Rio Ovelha

– 12:00 – Almoço

– 14:00 – Visita a Estação Arqueológica de  Tongobriga

– 17:00 – Partida de Autocarro

– 18:30 – Chegada a Sanfins

 

Calendarização Caminhadas Mensais 2023:

  • 5 Março – Água e Flora
  • 2 Abril – Geologia e Fauna
  • 7 Maio – História
  • 4 Junho – Desporto e Saúde
  • 2 Julho – Gastronomia
  • 6 Agosto – Religião, Romarias e Lendas
  • 3 Setembro – Geografia e Orientação
  • 1 Outubro – Colheitas e Folclore

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *