Open banking, o que é e como funciona: Informação importante para comerciantes online
Fotografia: Direitos Reservados

Se tem ou planeia ter uma loja online precisa de conhecer a resposta a questões como “Open banking, o que é e como funciona”.

O sistema de open banking é responsável pelo processamento dos pagamentos online que são feitos através de vários sites de comércio online. Consiste num grupo de regras e de soluções tecnológicas que permite a partilha de dados e serviços de um cliente entre diferentes instituições financeiras. Esta é a chave para transações financeiras sem intermediários.

Quando uma loja de comércio eletrónico conta com sistema de pagamentos que integra o open banking, o funcionamento é: o produto é adicionado ao carrinho de compras e o cliente prossegue com o pagamento. Nesta fase, é direcionado para a plataforma de transações, e tudo é então processado sem a intervenção de terceiros.

O que o sistema de open banking permite é que as instituições financeiras comuniquem de forma direta, removendo os restantes elementos do processo e reduzindo assim o custo associada a cada operação.

Assim, os comerciantes apenas têm de se tem de preocupar com a parte de promoção do seu negócio e de impulsionar as vendas. A responsabilidade do processamento das transações é depositada no sistema de pagamento.

Como usar um sistema de pagamentos online

Para utilizar um sistema de pagamentos online e tirar todo o partido das vantagens proporcionadas, é necessário seguir algumas etapas.

O primeiro passo é selecionar um sistema de pagamentos e fazer um contrato de prestação de serviços com o mesmo. Estes contratos são semelhantes aos contratos que as lojas físicas fazem com os bancos, ou outras entidades, que disponibilizam os terminais de TPA que são utilizados para receber pagamentos eletrónicos.

Depois é necessário fazer a instalação da API do sistema de pagamentos no seu site. Normalmente é recomendável que este passo seja realizado com a ajuda de um developer.

Após a instalação da mesma já não precisa de fazer mais nada, basta esperar pela indicação de que o serviço está ativo, começar a vender e receber o seu dinheiro, de forma simples e fácil. O sonho de qualquer comerciante online, certo?

Agora que já sabe a resposta a “Open banking, o que é e como funciona” alavanque o seu negócio e aumente as suas vendas, focando-se apenas no que realmente lhe importa, a promoção dos seus produtos ou serviços e não a necessidade de se preocupar com a componente técnica, nem com os requisitos de segurança das transações.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.