DSC 3013 1

Este ano, os Cuidados Paliativos são assinalados, mundialmente, a 10 de outubro e o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (CHTS), através da sua Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), une-se ao propósito desta data que é chamar a atenção para os doentes em sofrimento e consciencializar a população relativamente às necessidades quer dos doentes e dos seus familiares, quer dos profissionais que acompanham quem vive nesta situação.

A EIHSCP do CHTS foi criada em 2014 e ao longo destes anos, esta equipa multidisciplinar acompanhou doentes, e seus familiares, que necessitaram de cuidados paliativos diferenciados, nos diferentes serviços clínicos hospitalares, quer no internamento quer em consultas externas, bem como prestou apoio (telefónico) aos doentes que regressaram ao domicílio após internamento.

A ação da EIHSCP assenta nos pilares básicos dos Cuidados paliativos: controle dos sintomas físicos e psicológicos, na comunicação adequada e terapêutica, no cuidado e apoio à família e no trabalho em equipa, esta focada numa mesma missão e objetivos.

Os avanços na Medicina têm sido inúmeros, vive-se mais tempo, contudo, este facto infelizmente não implica que se morra melhor. Os esforços no sentido de cura, por vezes perpetua, inadequadamente, situação de grande sofrimento físico, psicológico, espiritual, familiar e social. Para além de aumentar as despesas do erário publico com a saúde.

Os Cuidados Paliativos assumem-se, atualmente, como um imperativo ético, organizacional e um direito humano, pois, de acordo com a OMS são “uma resposta às necessidades dos doentes que apresentam doença avançada, incurável e progressiva, e / ou com intenso sofrimento, com múltiplos sintomas, em evolução, tendo como principal objetivo a garantia da melhor qualidade de vida ao doente e sua família”

Em Portugal, os Cuidados Paliativos tiveram o seu inicio na década de 90 e apesar da consciência da importância desta área, com, nomeadamente, a publicação do Plano Nacional de Cuidados Paliativos, a criação da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, o surgimento de Equipas de Cuidados Paliativos, é impreterível continuar a persistir no objetivo maior de dar Dignidade e Qualidade de vida a quem não tem cura.

Foram afixados cartazes alusivos à data, pelas Unidades Hospitalares que constituem o CHTS, Hospital Padre Américo e Hospital São Gonçalo, em que se dá enfoque às várias ideias pré-concebidas que ainda estão associados aos cuidados paliativos e que condicionam, significativamente, o acesso a estes cuidados a quem deles precisa.

A Equipa Intra Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.