central

No arranque da Semana Europeia da Mobilidade, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel realizou, esta sexta-feira, uma visita à nova Central que Transportes que está a ser construída em Novelas e assegurou que esta obra vai ter “um impacto significativo na mobilidade do concelho e da região”.

A nova Central de Transportes, que vai representar um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, sendo que cerca de dois milhões são apoiados por fundos comunitários no âmbito do quadro comunitário que está em curso e os restantes serão assumidos pelo município, na criação de uma nova via que vai fazer a ligação à saída da A4.

A obra – deverá estar concluída ainda este ano, mas só poderá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2023 – vai permitir que a estação de caminho de ferro existente em Novelas esteja “integrada na cidade”, deixando de ser necessário outro transporte, caso do carro ou do táxi, para chegar à estação ferroviária. “Todos terão que passar por aqui, venham de onde vierem”, referiu Antonino de Sousa, explicando que todos os autocarros municipais, intermunicipais e expressão terão o início e fim de viagem na nova Central de Transportes. “Vamos ter autocarros a circular em permanência. Qualquer passageiro que saia do comboio sabe que terá um autocarro na central que, em poucos minutos, o põe no centro de cidade”, referiu o autarca.

“Mas há uma nódoa negra”, lamentou o autarca, relembrando a saída da A4 e da rotunda que a Câmara quer construir, não tendo, ainda, contudo obtido autorização para o fazer. “Já era importante para evitar a sinistralidade, mas agora é essencial para que tudo isto funcione”, concluiu o autarca, acrescentando que já tiveram a garantia por parte da Infraestruturas de Portugal de que a solução doi validada, faltando agora a intervenção do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Capacidade para 18 autocarros

A noca Central de Transportes de Penafiel tem capacidade para sete autocarros no interior e para 11 no exterior. É ainda composto por parque de estacionamento, para carros, táxis e bicicletas. Terá ainda um posto de carregamento para viaturas elétricas.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.