clas

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Penafiel reuniu esta quarta-feira no auditório do Museu Municipal de Penafiel, para o primeiro plenário ordinário do ano 2022. Na sessão foram emitidos 12 pareceres favoráveis para a construção e/ou alargamento de novas respostas sociais para as crianças e idosos.

Numa reunião que foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, que contou também com a presença da Vereadora com o pelouro da Família e Ação Social, Daniela Oliveira, foram debatidos vários assuntos, entre os quais o ponto de situação da elaboração dos instrumentos de planeamento, designadamente a Carta Social Municipal, o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social.

A sessão ficou marcada pela emissão de pareceres favoráveis, atribuídos por unanimidade, no âmbito das candidaturas à Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais – Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, tendo sido emitidos 12 pareceres favoráveis para a construção e/ou alargamento de novas respostas sociais: 2 Creches; 2 CACI (Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão) ; 1 Centro de Dia; e 7 ERPI’s (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas).

Foi ainda apresentado o início do procedimento para a elaboração do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, no sentido de envolver todos os conselheiros nas diferentes fases de elaboração, na referenciação de necessidades e obtenção de contributos. Este vai ser elaborado paralelamente com os planos dos 11 Municípios do Tâmega e Sousa, tendo a CIM Tâmega e Sousa submetido uma candidatura ao POISE para a realização do Plano Intermunicipal para a Igualdade no Tâmega e Sousa.

De reforçar a importância das entidades parceiras do CLAS de Penafiel na articulação de esforços, partilha de informação, conhecimentos e de boas práticas, para que continue a ser possível um trabalho em rede consolidado.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.