reiki

O Município de Penafiel lançou um projeto inovador de apoio a doentes oncológicos, que permite disponibilizar consultas gratuitas de psico-oncologia e sessões de Reiki a doentes oncológicos e aos seus familiares. A iniciativa conta com a parceira da Liga Portuguesa contra o Cancro e a da Associação Portuguesa de Reiki.

Tendo em conta que “o diagnóstico de uma doença oncológica carrega por si só diversas alterações emocionais na vida do doente, da sua família e dos profissionais de saúde”, o município de Penafiel passa tem agora disponíveis para doentes oncológicos, família e profissionais de saúde, consultas de psicologia, através de uma unidade que dispõe de um técnico de saúde mental/psicólogo.

Segundo o município, “cerca de 50 pessoas estão já a ser seguidas pelo gabinete de apoio de psico-oncologia, que disponibiliza e encaminha igualmente os utentes e familiares para técnicas alternativas de relaxamento, desde que reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, como é o caso do Reiki”.

“As consultas de psico-oncologia associadas ao Reiki apresentam evidências de serem ferramentas essenciais para quem combate a doença, e para os seus familiares, atuando ao nível da ansiedade, da insónia, do medo e até mesmo na depressão, situações que decorem da doença e, por vezes, do próprio tratamento”, explica o município, acrescentando que se trata de “um método de cura natural, que surgiu em 1922, no Japão”, que se apresenta como um complemento à ação de qualquer tratamento médico. “Esta prática terapêutica é realizada através da imposição das mãos no paciente, sem toque direto no corpo. É um método realizado com 21 técnicas que têm como finalidades: a elevação de consciência; o desenvolvimento pessoal; a prática terapêutica; a desintoxicação emocional; o bem-estar mental; e o auxílio no alívio de dores físicas”, refere, apontando estudos que evidenciam “que o Reiki e apoio psicológico têm dado um contributo ativo no combate ao cancro, aumentando o conforto e o bem-estar, em comparação com os doentes que não foram sujeitos a esta técnica”.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “este é mais um serviço gratuito e inovador que disponibilizamos aos nossos concidadãos que, infelizmente, se encontram a combater a doença oncológica. Sabemos que são situações muito difíceis e dolorosas e, por isso, pretendemos, com medidas de apoio como esta, demonstrar que estamos atentos e que tudo fazemos para responder às necessidades destes penafidelenses e das suas famílias, a quem desejamos proporcionar o máximo de bem-estar e qualidade de vida possíveis”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.