A Moveltex – Centro de Competências e de Incubação de Empresas, Associação, vai criar um grupo de trabalho para prestar apoio aos empreendedores da região, que pretendam apresentar candidaturas à medida “Empreende XXI”, uma medida de apoio à criação do próprio negócio.
A medida – cujas candidaturas abrem no próximo dia 3 de abril para apoiar as pessoas inscritas no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) – tem como objetivo apoiar os novos empreendedores na criação de empresas e do próprio emprego e confere financiamento de 85% dos investimentos, sendo 40% desse valor um subsídio não reembolsável e os restantes 45% num empréstimo sem juros. Os restantes 15% serão capitais próprios.
Este financiamento poderá ainda ser aumentando em razão do género do promotor, da inovação do projeto e do emprego a criar.
O programa tem como destinatários pessoas inscritas no IEFP, à procura de primeiro emprego ou em situação de desemprego. Neste âmbito, o IEFP tem Entidades de Acompanhamento acreditadas para prestar apoio aos promotores e respetivas empresas. A Moveltex – Centro de Competências e de Incubação de Empresas, Associação, sediada em Paços de Ferreira está credenciada para prestar esse apoio aos empreendedores como Entidade de Acompanhamento de projeto ao abrigo da Empreende XXI.
Para este efeito, a incubadora Moveltex vai disponibilizar um grupo de trabalho que irá prestar aos empreendedores da região o apoio necessário ao desenvolvimento dos seus projetos.