20230126 095324 scaled
Fotografia: IMEDIATO/ Marta Andrade

Professores, alunos, funcionários educacionais e encarregados de educação juntaram-se hoje frente à Câmara Municipal de Paços de Ferreira, para uma manifestação em que foram exigidas melhores condições de trabalho para a classe.

Numa marcha que se iniciou no exterior do Estádio Capital do Móvel, os profissionais da educação mostravam cartazes, apitos e buzinas, e entoavam palavras de ordem como “Costa escuta os professores estão em luta” ou “professores a lutar também estão a ensinar”.

Já na rotunda, com todos os grupos juntos, os professores apelaram ao Governo, em uníssono, para que respeite os professores e exibiram faixas e cartazes onde se podia ler “professores em união para salvar a educação” ou “professores a lutar também estão a ensinar”.

Presente esteve um representante do STOP que declara “têm sido degradadas as carreiras e têm posto em causa a escola pública”. Afirma que lutam pela defesa “de uma escola pública de qualidade, de futuro, e para que os professores possam ter a dignidade no trabalho que falta há muitos anos”.

Os professores estão em greve desde o dia 9 de dezembro para exigir melhores condições de trabalho e salariais, o fim da precariedade, a progressão mais rápida na carreira, e em protesto contra propostas do Governo para a revisão do regime de recrutamento e colocação, que está a ser negociada com os sindicatos do setor.

O representante do STOP apelou ainda para a adesão dos professores a uma nova manifestação que irá ocorrer este sábado, em Lisboa “ dia 28 vamos àquele que é o principal responsável pelo cumprimento da constituição do nosso país, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para que ele também assuma uma posição, para que ele tenha que dizer alguma coisa sobre o que estão a tentar fazer”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *