Nos últimos três dias, entre os dias 5 e 7 de outubro, o concelho de Paços de Ferreira registou mais de 150 novas infeções por covid-19, de acordo com dados a que o Jornal IMEDIATO teve acesso.
Depois de o último boletim da Direção Geral de Saúde ter dado conta de que em Paços de Ferreira se registou um aumento de 70 novos casos de covid-19 na semana entre 27 de setembro e 4 de outubro, totalizando assim 614 casos desde o início da pandemia, os números continuam em crescendo.
Dos concelhos da região, Paços de Ferreira é o que tem registado o maior aumento ao nível dos novos casos, sendo também aquele que totaliza mais infeções desde o início da pandemia. A última atualização da DGS dava conta de 614 infeções, mas o IMEDIATO sabe que esse número é superior e já ultrapassou os 800 casos.
Autarquia preocupada
Ao Jornal IMEDIATO, fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, garantiu que a Saúde Pública e os Agrupamentos de Centros de Saúde estão a desenvolver o seu trabalho de forma exaustiva de forma a tentar mitigar esta evolução. Alertou ainda que é necessário que todos, incluindo a população, acolham e cumpram as orientações que lhe são transmitidas pela Direção Geral de Saúde.
Face ao aumento do número de casos no concelho, fonte da autarquia avançou que a Câmara Municipal contatou a Saúde Pública local, a ARS Norte e a Proteção Civil distrital e o Ministério da Saúde, para dar nota da sua preocupação com a situação vivida no concelho aguardando indicação de eventuais medidas complementares às já foram tomadas para mitigar a propagação do vírus no concelho.
A autarquia lança ainda um apelo à população para cumprir com as regras emanadas da DGS para contenção da pandemia.