A Seleção Nacional Feminina Sub-20 terminou a sua primeira e histórica participação num Campeonato do Mundo da categoria ao ser derrotada por 2-0 frente a Espanha, atual campeã europeia. A partida, referente aos oitavos de final da competição que decorre na Polónia, realizou-se na Arena Katowice.
A equipa orientada por Marisa Gomes viu as espanholas adiantarem-se no marcador logo aos 9 minutos, com um golo de Marisa Garcia. Portugal respondeu e esteve perto do empate no final da primeira parte, quando um remate de Neide Guedes bateu na trave. Contudo, a tarefa lusa complicou-se nos descontos do primeiro tempo, altura em que a mesma Neide Guedes foi expulsa com cartão vermelho direto após uma entrada dura sobre Elene Gurtubay.
No segundo tempo, em desvantagem numérica, Portugal ainda viu a guarda-redes Nair Pina brilhar ao defender um penálti cobrado por Daniela Agote aos 52 minutos. Aos 63′, um golo de Irune Dorado para a Espanha foi invalidado pelo VAR por falta sobre a guardiã lusa. Contudo, o segundo golo espanhol acabou por surgir aos 70 minutos, na sequência de um infeliz autogolo provocado por um corte de Iara Lobo que bateu no braço de Nair Pina antes de entrar na baliza.
Com esta derrota frente à formação treinada por David Aznar, Portugal despede-se da competição em Katowice.
Destaque local: Luana Bessa fecha participação no Mundial

A partida ficou também marcada por mais uma internacionalização da jovem avançada Luana Bessa, natural de Gondalães, no concelho de Paredes. A futebolista de 16 anos entrou em campo aos 86 minutos para substituir Marta Gago, somando nova internacionalização na prova.
Luana Bessa, nascida a 24 de janeiro de 2008, deu os primeiros passos no futebol amador da região, com passagens pela UD Lagoas (Lousada), G.D.R.C. S. Luiz e FC Parada (Paredes). Após se ter destacado no SC Rio Tinto com 19 golos em 19 jogos na equipa sénior, transferiu-se para o SC Braga em 2024/25, onde assinou recentemente contrato profissional até 2030.
Na fase de grupos do Mundial, a atleta paredense já tinha somado os seus primeiros minutos na competição ao ser lançada aos 78 minutos no empate (0-0) frente à Colômbia, após ter falhado o jogo de estreia diante da Coreia do Norte. Luana Bessa conta com mais de 40 internacionalizações pelas seleções jovens portuguesas e 15 golos marcados com a camisola das «quinas».

