Esta quinta-feira, dia 29 de maio, a vila de Lousada assistiu à apresentação das 37 equipas que vão participar na primeira prova do Campeonato do Mundo de Ralicross (WRX).
No centro de Lousada, a noite foi invulgar, com uma extraordinária interação entre as estrelas do ralicross e o imenso público que assistiu ao desfile de carros e pilotos. Num contexto de espetáculo completamente diferente, os pilotos dirigiram-se ao público para dar autógrafos e tirar selfies, surpreendendo muita gente, sobretudo os mais jovens. Além de ser uma modalidade espetacular, o ralicross saiu da sua bolha e ficou muito mais próximo dos fãs.
Hoje, sexta-feira, os melhores carros e pilotos da ralicross estiveram em pista para o shakedown. Uma curta sessão de testes que possibilitou o contacto do WRX com o renovado circuito misto (60% asfalto e 40% terra), com zonas rápidas e curvas muito técnicas, e com os novos pneus de mistura macia da Hoogier. Estiveram em pista duas tecnologias diferentes: carros com motor térmico de 600 cv, que usam combustível sustentável, e carros com dois motores elétricos, com 680 cv. Ambos com um poder de aceleração impressionante, só precisando de escassos 1,8 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h.
Na primeira batalha de tecnologias, os elétricos foram mais velozes, embora tenha havido grande equilíbrio de andamento. Os irmãos Kevin e Timmy Hansen (ambos em Peugeot 208 RX1) a estabelecerem os dois melhores tempos separados por 1,3 segundos, enquanto o heptacampeão do mundo Johan Krisfofferson realizou a terceira melhor volta com o VW Polo WRX.
A parte verdadeiramente competitiva começa amanhã, com os treinos livres das categorias Euro RX3, Euro RX1, World RX e Kartcross durante a manhã. As duas primeiras corridas de qualificação realizam-se durante a tarde. Quatro voltas a fundo e de grande incerteza quanto ao vencedor, já que a passagem obrigatória pela Joker Lap pode virar a corrida de um momento para o outro.
Amanhã, a Sport TV4 vai transmitir as duas corridas de qualificação, a partir das 13h30. No domingo, a Sport TV6 vai transmitir as restantes corridas de qualificação, semifinais e finais das quatro categorias, a partir das 10h30.