A Câmara Municipal de Penafiel intensificou a recolha do lixo e introduziu novos horários. Esta medida prende-se com o aumento significativo na quantidade de lixo produzido e depositado nos contentores, derivado do facto das pessoas passarem mais tempo em casa, devido às medidas de contingência impostas pelo estado de emergência que foi decretado pelo Governo, devido ao novo coronavírus.

“Para dar resposta à situação e de forma a continuar a assegurar este serviço essencial, a Câmara Municipal tem vindo a formar, nas últimas semanas, para a recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU’s), outros profissionais, como jardineiros, pedreiros e calceteiros, etc”, afirmou fonte da autarquia, acrescentando que “estas novas equipas vão começar a operar em período diurno, de modo a salvaguardar a integridade física dos funcionários que se voluntariaram a fazer temporariamente este serviço”.

Assim, a recolha de RSU’s, que até à data se realizava no período noturno, entre as 20.00h e as 02.00h do dia seguinte, será agora efetuado no período diurno, compreendido entre as 06.00h e as 12.00h.

As freguesias abrangidas por esta alteração de horário são Rio Mau, Sebolido, Eja, Canelas e a EN106 e EN108, pelo que se solicita à comunidade que o lixo seja depositado no período da manhã.

No centro da cidade o lixo será recolhido às primeiras horas da manhã, mas a autarquia solicita que a população mantenha o procedimento de o colocar ao fim do dia, o mais tarde possível.

O Município apela ainda a todos à adoção de um cuidado especial na altura de depositar resíduos nos contentores. Os sacos do lixo devem ser bem fechados e colocados sempre dentro dos contentores, de modo a facilitar a recolha dos mesmos.