A Juventude Social Democrata (JSD) de Penafiel lançou uma campanha de apelo aos jovens penafidelenses durante o estado de calamidade. Com o nome “Os Jovens devem ser o Exemplo”, a iniciativa pede que os mais novos adotem medidas para conter a propagação de Covid-19.

Em comunicado, a JSD de Penafiel considera “essencial” a utilização dos equipamentos de proteção individual, como as máscaras e luvas, a lavagem e desinfeção das mãos, assim como o afastamento social.

“Apelamos aos jovens que sejam o exemplo e ajudem os familiares mais idosos, por todos e pelas gerações futuras. Temos a certeza que os jovens penafidelenses continuarão a responder com responsabilidade”, afirmou a presidente da JSD de Penafiel, Ana Lourenço.

Devido à pandemia, a entidade suspendeu as suas atividades presenciais, mas reforçou a sua atividade online, nomeadamente nas redes sociais.

Assim, os jovens sociais democratas querem ser o “ponto de informação” dos penafidelenses mais jovens, através “da partilha de notícias, vídeos sobre temáticas importantes para ultrapassar com mais qualidade este tempo” e com a criação das conversas temáticas online, a “Digital Talks” e a “Voz dos Jovens”.

A primeira “conversa digital” aconteceu com o vereador da Câmara Municipal de Penafiel Pedro Cepeta, que explicou as principais dificuldades sentidas, o apoio informático aos estudantes do concelho e abordou as associações desportivas e o feedback dos empresários penafidelenses.

A segunda reunião, a 8 de maio, abordou o Dia da Europa e incluiu Pedro Barbosa, jovem de Penafiel que participou num programa de trabalho com apoio da União Europeia.

“Este exemplo poderá ser muito importante para outros jovens que pretendam seguir o mesmo caminho do Pedro e deu-nos também a conhecer, como estamos habituados a ouvir nas notícias, a triste realidade dos enfermeiros em Portugal, contou a presidente da JSD Penafiel.

Para Ana Lourenço, estas iniciativas “têm sido um sucesso e o feedback é muito positivo”. A próxima reunião temática digital terá lugar na próxima sexta-feira, com o deputado penafidelense António Cunha.