Tendo em conta o atual contexto de pandemia, a Juventude Socialista (JS) de Penafiel propôs duas medidas “para revitalizar o centro histórico da cidade de Penafiel, há muito aquém do seu potencial”: o encerramento ao trânsito e a expansão das áreas de explanada.

Em comunicado, os jovens socialistas de Penafiel defenderam que nesta fase “exige-se que o trabalho das entidades públicas seja não só recompor a economia, como tentar melhorar o que pode ser melhorado”.

Para a JS, é essencial o encerramento ao trânsito no centro histórico, mais concretamente na Rua Dr. Joaquim Cotta, Rua do Paço e Rua Alfredo Pereira, Rua da Misericórdia e Largo da Ajuda, pelo menos ao fim de semana e feriados.

“Não se entende como é que, em pleno ano de 2020, continue a haver carros a asfixiar aquela que é uma das zonas mais nobres da cidade, onde o peão, apesar de prioritário, se sente constrangido à caminhada”, lê-se no comunicado.

A outra medida apresentada vem no seguimento da isenção de pagamento de esplanadas implementada pelo município penafidelense. Para os jovens socialistas, a isenção “carece de sentido se não forem cumpridas as normas de segurança”.

Assim, a JS Penafiel propõem uma expansão da área de esplanada, possível com a inexistência de tráfego automóvel, que vai permitir “promover os estabelecimentos de restauração da zona, ao passo que ajuda estes a cumprir com as medidas de segurança”.