coelho

O historiador penafidelense José Coelho Ferreira apresentou, na Biblioteca Municipal de Penafiel, a terceira edição do livro “Anais de Penafiel III”. A obra documenta 25 anos de história local do concelho de Penafiel – entre 1950 e 1975 – das suas gentes e identidade.

Coube a Alberto Santos, ex-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, apresentar o terceiro volume dos “Anais de Penafiel”. Acompanhado do autor, de Susana Oliveira, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Penafiel e de Adelaide Galhardo, diretora da Biblioteca, o também presidente da Assembleia Municipal de Penafiel teceu rasgados elogios a José Coelho Ferreira, pela sua dedicação à história do concelho, que tem permitido eternizar os momentos mais marcantes e “aprofundar o sentimento de penafidelidade”.

“Talvez nunca tenhamos tido ninguém como o Coelho Ferreira neste tema de recolher informação e de a sistematizar de forma a ficar disponível a todos nós”, começou por referir Alberto Santos, também ele escritor.

Considerando como “muito valioso” o contributo de José Coelho Ferreira ao concelho, leu algumas passagens do livro, que entende, “todos os penafidelenses devem ter como livro de consulta”, pela “história rica e pelos eventos que ainda nos tocam”, que ali são eternizados.

No final, desafiou ainda José Coelho Ferreira a não abandonar a sua capacidade de “amanuense” [aquele que escreve à mão] de Penafiel. “Não abandone a história de Penafiel. Desafio-o a contá-la até ao ano de 2000”, concluiu, pedindo o quarto volume dos “Anais de Penafiel”.

José Coelho Ferreira não respondeu diretamente ao desafio, mas recordou um pouco do seu percurso que lhe permite ter 40 livros editados, dos quais três edições do “Anais de Penafiel”, que demoraram 21 anos a ser feitos.

Deixou ainda agradecimentos aos que lhe têm permitido escrever as suas obras, essencialmente com temáticas da identidade e história locais.

A apresentação da terceira edição dos “Anais de Penafiel” encerrou com um momento musical, protagonizado pelo Grupo de Guitarras de Penafiel.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.