Amanhã, dia 17 de agosto, realiza-se no Jardim do Calvário, em Penafiel, o IV Festival de Melão, uma iniciativa da Confraria do Melão Casca de Carvalho e do Município de Penafiel.

O objetivo do Festival é diversificar as formas de consumo do melão de casca de carvalho, ao torná-lo mais apelativo para novos tipos de consumidores e mais rentável do ponto de vista comercial. Os investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vão apresentar o “port melon”, compotas e o melão desidratado produzido com uma nova técnica, a fim de tornar o sabor de melão mais evidente. O Alvorada Cakes de Penafiel produziu o gelado de melão casca de carvalho.

O festival começa às 10h com a venda e exposição de melão casca de carvalho, vinho da região e mostra de artesanato. Às 10h30 segue-se o XIX Capítulo Geral da Confraria do Melão Casca de Carvalho, que acontecerá no auditório do Museu Municipal de Penafiel, às 11h vai ser celebrada a missa e a XV Entronização de Novos Confrades, na Igreja da Misericórdia.

Durante a tarde, decorre a habitual visita dos confrades aos expositores, acompanhados pelo Grupo de Cavaquinhos São Miguel de Paredes. Pelas 17h30 começa a apresentação e a prova dos novos produtos feitos a partir do Melão Casca de Carvalho por investigadores da UTAD. O festival termina às 21h00 com um concerto de Jazz Standards.