centro de saude 1

A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou, este domingo, a Unidade de Saúde Familiar de S. Martinho – Penafiel, equipamento situado junto ao Centro de Transportes de Penafiel e à Estação de Comboios de Novelas, que representou um investimento de 2.7 milhões de euros.

Na cerimónia inaugural do novo equipamento, que deverá entrar em funcionamento antes do final do ano, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel recordou que o último centro de saúde em Penafiel foi inaugurado “em meados dos anos 90, no século passado”, o que ilustra bem o caminho que a autarquia tem seguido na área da saúde. “Aqui hoje está em causa o início de um processo de transformação na área da saúde, que é de facto, histórico. O que está a acontecer no nosso concelho de Penafiel, neste domínio da saúde, é verdadeiramente histórico”, referiu o autarca.

Apontado “o maior volume de investimento de sempre”, que agrega investimentos do PRR, do Portugal 2030 e orçamento municipal, o autarca deu nota de que em Penafiel vão ser investidos mais de 13.5 milhões de euros na área da saúde. “Para podermos proporcionar aos nossos concidadãos melhor acessibilidade à saúde e para podermos dar condições adequadas aos profissionais de saúde para poderem desempenhar as suas funções”.

Este investimento que referiu o autarca, além da Unidade de Saúde Familiar de S. Martinho, está a ser feito num novo Centro de Saúde nas Termas de São Vicente – que será inaugurado no próximo dia 28 de setembro –, na construção de uma Unidade de Saúde Familiar em Peroselo, assim como na requalificação do atual Centro de Saúde da cidade, junto à Escola D. António Ferreira Gomes, e do equipamento de Paço de Sousa. “E, brevemente, serão requalificados os polos de Abragão e de Rio de Moinhos”, assegurou.

“Aqui em Penafiel estamos a fazer aquilo que é o certo, que é investir, investir, investir nos cuidados de saúde primários, para que os nossos cidadãos não tenham que ir o hospital”, assegurou.

A nova unidade vai servir 15 mil utentes de oito freguesias do concelho – Penafiel, Bustelo, Castelões, Croca, Duas Igrejas, Guilhufe e Urro, São Mamede e São Martinho de Recezinhos e vai ter um centro de diagnóstico integrado, saúde oral, podologia centro de diagnóstico de pneumologia, radiologia digital, entre outros que já estão disponíveis.

“Um conjunto vasto de valências, importantes e que farão desta unidade uma unidade de ponta, não apenas no concelho de Penafiel, mas em todo o país”, concluiu.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário