CHTS 1

O hospital de Penafiel terá em breve uma nova administração com a entrada do novo sistema de funcionamento, a Unidade Local de Saúde (ULS). Duas personalidades da região devem ser nomeadas para o Conselho de administração e a Presidência poderá vir do Hospital de Guimarães.

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que engloba os hospitais de Penafiel e Amarante e agora se passa a chamar Unidade Local de Saúde de Penafiel, vai ter um novo Conselho de Administração nos próximos dias. Depois de Carlos Alberto Silva ter anunciado a sua saída, após ter sido informado pela tutela, o nome do seu sucessor ainda não foi tornado público, mas tudo indica que Henrique Capelas, que estava à frente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, tenha sido a escolha da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para presidir a Unidade Local de Saúde (ULS) de Penafiel, recentemente criada.

Além deste, outros nomes foram sendo falados nos últimos dias, ainda que sem a publicação das novas nomeações, alguns dos quais do Vale do Sousa e figuras já com cargos na área da saúde, caso de Fernando Malheiro e Hugo Lopes, diretores executivos dos ACeS da região.

O nome de Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, terá sido o primeiro a ser apontado para integrar o Conselho de Administração da ULS de Penafiel, como o próprio assumiu numa publicação na página da sua rede social Facebook. Na publicação confirmou o convite, que declinou por entender que deveria manter as funções de presidente da autarquia e agradeceu o apoio e confiança que lhe foi depositado. “Sou grato, e muito, aqueles que em mim depositaram tal confiança, confiaram na minha capacidade e responsabilidade para o desempenho de tão elevada e importante função, e entre eles, e em primeiro lugar, aos colegas autarcas, presidentes das câmaras da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que me demonstraram o enorme apoio”, escreveu.

Contudo, o Jornal IMEDIATO sabe que outro nome foi colocado em cima da mesa e terá sido consensual entre 10 dos autarcas que compõem a CIM Tâmega e Sousa (à exceção do autarca de Celorico cujo município vai integrar a ULS de Guimarães) e Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, município que passa a fazer parte da ULS de Penafiel, apesar de integrar a Área Metropolitana do Porto. O nome foi o de Hugo Lopes, que desde 2015 tem funções de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III — Vale do Sousa Norte, o terceiro agrupamento de centros de saúde com melhor desempenho do país. O nome do também atual líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Paços de Ferreira foi apresentado aos autarcas da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e aceite, sabe o IMEDIATO que por unanimidade, para o cargo de vogal que deverá vir a ocupar.

O Jornal IMEDIATO sabe ainda que, em cima da mesa para mais um lugar na administração do hospital, estará ainda o nome de Fernando Malheiro, atual diretor executivo do ACeS Tâmega II – Vale do Sousa Sul – o segundo do país com melhores resultados obtidos na saúde.

Situação diferente da administração é o do diretor clínico que já terá aceitado o convite da direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para chefiar aquele que é, atualmente, um dos hospitais mais sobrecarregados do país, que serve mais de meio milhão de habitantes, de onze municípios da região do Tâmega e Sousa. Assim, o diretor clínico da ULS de Penafiel será Nélson Pereira, o diretor do serviço de Medicina Intensiva do Hospital de São João. O responsável máximo pelas urgências do hospital do Porto.

Os nomes propostos para ocupar os cargos na ULS de Penafiel terão de ser agora validados pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), a entidade que avalia as competências profissionais dos candidatos para o desempenho das funções, assim como pela Direção Executiva do SNS

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *