GNR
Fotografia: GNR

Durante o mês de outubro, em todo o território nacional, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar mais uma edição da operação «Censos Sénior», que inclui um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.

“Os militares da GNR irão realizar um conjunto de ações, junto das pessoas idosas, privilegiando as que estão em situação vulnerável, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de os idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto, bem como na identificação dos cuidadores informais e sua sensibilização”, explica a força policial, em nota de imprensa.

No ano passado, a operação «Censos Sénior» permitiu sinalizar 42.439 idosos que viviam sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade devido à sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar a sua segurança em causa.

“As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro”, explica ainda o comunicado, esclarecendo que existe um protocolo de colaboração com o Instituto da Segurança Social I.P. para a promoção e divulgação do Estatuto do Cuidador Informal, situação que será sensibilizada ao longo desta campanha.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, “proporcionando assim um apoio mais próximo à nossa população idosa, o que certamente contribui, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do seu sentimento de segurança”, termina o comunicado enviado ao IMEDIATO.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *