337304555 953445116091400 7585081339111184542 n

Amanhã, dia 11 de novembro, pelas 21h30, a Associação de Socorros Mútuos Freamundenses recebe a peça “O Pecado de João Agonia”.

A apresentação da peça teatral está inserida no Festival de Teatro Fernando Santos – Edurisa Filho que surge no âmbito das comemorações do centenário de Fernando Santos – fundador do Grupo Teatral Freamundense (GTF) – e traz a Freamunde um pelo menos uma peça de teatro por mês.

“A grande chegada do João Agonia acontece e é recebido como herói. A partir deste momento, e em toda a história, existe um misticismo, não só por algo que sua avó prevê acontecer a “um menino”, desde há muito tempo a essa parte, bem como uma nuvem negra que paira sobre João Agonia. Os conflitos iniciam-se com o surgimento de um vizinho que frequentou o mesmo quartel militar de João Agonia, um tal de Manuel Lamas, que, de uma forma maliciosa, liberta o veneno de algo que se tinha passado no quartel: a Prisão de João Agonia. A tensão do espetáculo fica cada vez maior. Com o desenrolar da história, as personagens sofrem uma alteração, provocada pela tal pressão da “revelação”, mas principalmente pelo poder discriminatório da sociedade rural em que se inserem.

A história culmina com a tensão ao rubro e a tristeza e que se abate sobre os membros da família Agonia. Apesar da história decorrer no início da década de 1960, a peça não deixa de ser atual, principalmente do ponto de vista social. Apesar de descrevermo-nos como livres, somos apenas um produto sócio/cultural do meio onde nos inserimos”.

Com texto de Bernardo Santareno e encenação de Manuel Ramos Costa, a peça apesar de decorrer no início da década de 1960, não deixa de ser atual, principalmente do ponto de vista social. “Apesar de descrevermo-nos como livres, somos apenas um produto sócio/cultural do meio onde nos inserimos”.

“O Pecado de João Agonia” recebeu no Concurso Nacional de Teatro 2023 os prémios de Melhor Interpretação Principal Masculina – Rui Pedro Castro; Melhor Guarda-Roupa – ACAL; Melhor Encenação – Manuel Costa e o prémio Ruy de Carvalho atribuído ao Melhor Espetáculo – “O Pecado de João Agonia”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *