FernandoSantos pb
Fernando Santos completaria hoje 100 anos de vida

A cidade de Freamunde assinala hoje o centenário do nascimento de uma das mais relevantes figuras da sua cultura. Homem do teatro, ator, encenador, mas também jornalista e escritor, Fernando Santos nasceu no Porto a 9 de dezembro de 1922 e faleceu, aos 82 anos, a 20 de outubro de 2005.
Criado no meio teatral por influência paterna – de quem adotou o pseudónimo de Edurisa Filho – foi na qualidade de encenador do “Grupo de Modestos” do Porto que veio a Freamunde atuar, a convite de António Pereira da Costa, que era então o presidente da Associação de Socorros Mútuos Freamundense. Gostou da então Vila de Freamunde e da filha do seu anfitrião, D. Brazinda Pereira da Costa, com quem viria a casar. E para Freamunde se mudou, assumindo o lugar de sócio gerente da Fábrica do Calvário, propriedade de seu sogro.
Na Vila impulsionou a fundação do Grupo Teatral Freamundense (GTF), do qual foi diretor, ator, encenador, e tudo o mais o que o teatro lhe exigiu. No dia 22 de Dezembro de 1963, data da fundação do GTF, estava concluída a opereta «Gandarela», documento histórico dos costumes da terra, de cariz popular e que rapidamente se tornou num enorme êxito. É reposta em cena de dez em dez anos e será com ela que se encerrarão as comemorações do centenário, em dezembro de 2023.
Homem multifacetado do teatro – da escrita à adaptação de textos e encenação – não ficou por aí o seu talento. Adotando a vila como terra sua, publicou algumas das suas obras em livro e diversificou a produção cultural, tornando-se uma referência cultural de Freamunde.

GTF promove um ano de teatro em sua homenagem
De forma a assinalar o centenário de Fernando Santos, o Grupo Teatral Freamundense preparou um programa de celebrações. “Pelo Homem, pela sua obra, pelo seu legado, pela sua marca cultural, pelo Teatro, por Freamunde, celebraremos o seu Centenário durante um ano, com muito Teatro!
Um Festival de Teatro com o Seu Nome – «Fernando Santos, Edurisa Filho».
Em 2023, traremos a Freamunde pelo menos uma peça de teatro por mês de um grupo diferente, terminando em Dezembro de 2023 com mais uma reposição da Opereta Gandarela, pelo seu GTF!”
A Cerimónia de abertura das Comemorações, terá lugar esta sexta-feira (9 de Dezembro), pelas 21.30h, no auditório da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.

A Peça «A Nossa Cidade», escrita em 1938 por Thornton Wilder, foi encenada e interpretada pelo GTF em 1976, na cidade de Tomar. O célebre programa «TV Palco» de Igrejas Caeiro deu-lhe o destaque nacional, que aqui recordamos via «Arquivos da RTP».

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.