freamunde1 1

A Casa da Cultura foi o cenário do encerramento das comemorações do quarto de século da elevação de Freamunde a cidade. Entre a inauguração de infraestruturas e o reconhecimento a figuras ilustres, a mensagem foi clara: “Freamunde é uma cidade insatisfeita” que continua a ambicionar o desenvolvimento.

O Reconhecimento à Identidade Local

Numa cerimónia marcada pela emoção e abrilhanta pelo som tradicional das Castanholas de Freamunde, a Junta de Freguesia prestou tributo às forças vivas da terra. Ao todo, 27 instituições locais foram homenageadas pelo seu papel fundamental no tecido social da freguesia.

O destaque individual foi para três freamundenses cujo percurso se confunde com o crescimento da cidade:

  • Rosalina Oliveira

  • José Carlos Vasconcelos

  • Vitorino Ribeiro

IMG 7518

IMG 7522

IMG 7533

Para o presidente da Junta, Arménio Ribeiro, tratou-se de uma homenagem “mais do que justa”, sublinhando que, embora estes três nomes tenham sido os escolhidos, muitos outros poderiam ser distinguidos pelo contributo dado à afirmação de Freamunde.

Obras que marcam o mandato

No balanço das celebrações, Arménio Ribeiro apontou dois investimentos estratégicos como os pilares da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos:

  1. A nova sede da Junta de Freguesia: Um edifício que, segundo o autarca, confere “dignidade à cidade” e oferece melhores condições de atendimento.

  2. A pista de atletismo no campo do Sport Clube de Freamunde: Um reforço do equipamento desportivo local.

“Freamunde é uma cidade insatisfeita. Por muitos projetos que se façam, outros ficam por fazer. Temos essa ambição de cumprir o que prometemos com a certeza de que palavra dada é palavra honrada”, afirmou Arménio Ribeiro.

“Uma cidade única no país”

Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, também se juntou às celebrações, reforçando que o maior ativo de Freamunde não é o edificado, mas sim o seu povo.

“Desengane-se quem acha que se consegue construir uma cidade com prédios e betão. Podíamos ter aqui a Torre Eiffel, mas sem os freamundenses a cidade não seria a mesma“, salientou o edil, garantindo que o Município continuará empenhado em investir no associativismo e na projeção da cidade.

O encerramento deste aniversário reforça o orgulho de uma comunidade que, aos 25 anos de vida urbana, mantém intacta a sua matriz de cooperação e o desejo de continuar a crescer no mapa regional e nacional.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.