fonte1
Academia Pro. Albino de Matos

O ex-central internacional português, que colocou este ano o ponto final numa carreira de sucesso, foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol. José Fonte já integra o curso de treinadores da UEFA.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) homenageou, na tarde desta quinta-feira, o ex-internacional português José Fonte. A cerimónia serviu para celebrar um percurso de sucesso dentro e fora do País, apontado pela instituição como um exemplo maior do talento e do profissionalismo no futebol português.

Com uma carreira assinalável, o agora ex-futebolista despede-se dos relvados após representar o Casa Pia AC nas últimas duas temporadas. Para trás fica um percurso ligado às memórias mais felizes do futebol nacional: somou 50 internacionalizações pela Seleção Nacional, pela qual se sagrou Campeão Europeu em 2016 e conquistou a edição inaugural da Liga das Nações, em 2019.

A nível de clubes, José Fonte acumulou títulos em três países diferentes. Em Portugal, representou emblemas como o FC Penafiel, Sporting CP, Sacavenense, SC Braga e Casa Pia, conquistando uma Taça da Liga. Em Inglaterra, a sua afirmação passou pelo Crystal Palace, Southampton (onde venceu a EFL Trophy/Taça da Liga) e West Ham. Em França, atingiu o topo ao serviço do Lille, onde se sagrou campeão francês e venceu a Supertaça de França.

Um exemplo de resiliência e o futuro no banco

Durante a cerimónia, o presidente da FPF enalteceu o trajeto do antigo defesa-central, deixando-lhe um agradecimento institucional e sublinhando que a sua história “recorda-nos o melhor que o futebol tem”.

“É uma história de superação, trabalho e afinco, de um jogador que nos provou que não existem limites no Futebol”, destacou o líder federativo, projetando já o futuro de José Fonte. “Há poucas semanas abrimos a primeira turma do curso de treinador UEFA B + A onde está, com orgulho, José Fonte. Isso é também sinal de que a história que hoje termina, já tem outra a ser escrita.”

Agradecimentos à família e o adeus aos relvados

Visivelmente grato, José Fonte fez questão de partilhar os louros da homenagem com a família, a quem atribuiu o suporte fundamental para o seu sucesso. O ex-jogador recordou a sabedoria do pai, a resiliência transmitida pela mãe e a cumplicidade com o irmão nos treinos de infância.

Deixou ainda uma nota de enorme carinho à avó Cecília, que se mudou para Inglaterra para apoiar os netos no início do sonho britânico, e à sua mulher e filhos, reconhecendo os sacrifícios e as ausências que a vida de futebolista exigiu.

No encerramento do seu discurso, o antigo central expressou publicamente o seu obrigado a dois treinadores marcantes no seu trajeto: Norton de Matos, pelo voto de confiança numa fase jovem da carreira, e Fernando Santos, que o estreou na Seleção A aos 30 anos — provando a longevidade e a qualidade do seu futebol. José Fonte aproveitou também o momento para desejar a maior Query de sucesso à comitiva da Seleção Nacional, que arranca amanhã rumo à fase final do Campeonato do Mundo.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.