lampreia 1

Fevereiro é o mês em que a lampreia é a rainha das iguarias da região do Tâmega e Sousa. Este ano e inserido nas comemorações dos 250 anos de elevação de Penafiel ao estatuto de cidade, a zona ribeirinha de Entre-os-Rios vai acolher, entre os dias 20 e 23, mais uma edição do Festival da Lampreia.

Em arroz, ou à bordalesa, os amantes da lampreia vão poder degustar esta iguaria, que pode ainda ali ser degustada por apenas 10 euros, na tenda gigante colocada no cais de Entre-os-Rios. Além do festival, de 20 de fevereiro a 31 de março, decorre a habitual Rota da Lampreia, uma iniciativa realizada pelo município de Penafiel, em parceria com os restaurantes aderentes.

“A Lampreia á moda de Penafiel é já uma referência para os amantes desta iguaria. Até 31 de Março, Lampreia à bordalesa ou com arroz nos restaurantes aderentes da Rota da Lampreia e de 20 a 23 de fevereiro, em Entre-os-Rios, no nosso Festival da Lampreia, um certame que acolhe milhares de visitantes, num local emblemático quer a nível gastronómico, quer a nível turístico”, afirmou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, a entidade que, com o apoio da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, entronizada no ano passado, realiza o evento.

Na tenda gigante, ao longo do fim-de-semana, a animação vai estar a cargo de vários grupos de cantares e ranchos folclóricos do concelho de Penafiel. No dia 21, vai estar presente o Rancho Folclórico S. Vicente de Irivo e, no dia 22, o Grupo de Concertinas “Raízes da Eira”. Já o dia 23 vai contar com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Associação para o Desenvolvimento de Lagares e o Grupo de Danças e Cantares de Cabeça Santa.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.