A cidade de Penafiel vai acolher mais uma edição do “Festival da Lampreia Penafiel 2018”. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Penafiel, vai decorrer de 16 de fevereiro a 25 de março e conta com a participação de 14 restaurantes espalhados pelo concelho de Penafiel e com a participação de 1 restaurante do Concelho do Marco de Canaveses.
Ao longo de cinco semanas, a lampreia, em arroz ou à bordalesa, estará em destaque nos restaurantes “Hotel Pensão Aliança”, “O Sousa”, “O Paladar”, “Casa Doroteia”, “Rocha”, “Mozinho”, “D’Aurora”, “Quinta da Torre – Inatel”, “Mirante do Douro”, “Ramirinho II”, “Solar do Souto”, “Ponte de Pedra”, “Casa das Lampreias”, “Taberna Fininha” e “O Miradouro”.
No último fim de semana do Festival da Lampreia de Penafiel, de 23 a 25 de março, os amantes desta iguaria poderão degustar Lampreia à bordalesa ou com arroz, por apenas 10 euros, nos cinco restaurantes presentes na tenda gigante situada na zona ribeirinha de Entre-os-Rios. Esta iniciativa é organizada pela Câmara de Penafiel com o apoio da APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo).
Este formato da Rota da Lampreia vai, segundo Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “possibilitar a degustação desta iguaria em vários pontos do nosso concelho”. “O objetivo é proporcionar a quem nos visita, uma oportunidade de aprofundar a nossa gastronomia e a beleza do vasto património penafidelense”, afirmou o autarca, deixando um convite “para se deliciarem com esta iguaria tão tradicional da nossa região, servida à mesa, com arroz ou à bordalesa, à moda de Penafiel”.
No último fim de semana o certamente acontece na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, e no dia 23 de março, às 21h30, será animado com a atuação do Grupo Etnográfico Cantar é Viver.
Já no dia 24, às 10h30, terá lugar a 1.ª Entronização da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios. Neste dia, destaca-se ainda a presença do Programa “Aqui Portugal”, na RTP, a partir das 14h00, no Cais de Entre-os-Rios.
O último dia do Festival, dia 25, vai contar com as atuações do Rancho Folclórico de Irivo, Grupo Folclórico de Penafiel e Rancho Folclórico de São Mamede de Canelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *