Após o levantamento do confinamento e com o aliviar das medidas impostas pelo estado de emergência a que o país esteve obrigado, as Câmaras Municipais começam também elas a reabrir negócios, entre os quais as feiras.

Em Paredes, a feira reabre dia 18 de maio, apenas como mercado de produtos alimentares, hortícolas, frutícolas e plantas.

Vai contar com 33 comerciantes, que são obrigados a cumprir as novas normas de segurança emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). “Será uma primeira experiência que veremos como funciona”, afirma a autarquia, acrescentando que “o modelo acompanha a tendência da reabertura de mercados locais que já existem no país e logo que o Governo permita a abertura total das feiras também o faremos”.

O recinto da feira terá a abertura de um corredor para feirantes com um único ponto de entrada e um de saída, controlado pela Polícia Municipal e de sentido único. Não é permitida a concentração de pessoas.

Os vendedores terão obrigatoriamente de usar equipamentos de proteção individual. O uso obrigatório de máscaras é recomendado para vendedores e público. Manter o distanciamento social de segurança, ter desinfetante de mãos disponível na banca, dispor de caixote do lixo individual para cada comerciante fazem parte das regras.

Também em Penafiel a feira reabre no dia 20 e vai contar com todos os feirantes, das várias áreas de atividade. Contudo, estará também sujeita a várias medidas de proteção dos comerciantes e dos clientes.

A feira vai ter duas entradas, condicionadas com fiscalização municipal que vai assegurar o cumprimento das normas, como uso de máscara, higienização das mãos e de distância.

Todos os comerciantes ficam obrigados a usar máscara e viseira e a disponibilizar desinfetante nas suas tendas.

A feira terá ainda um sentido único, para que as pessoas não se cruzem.

“O regresso ao normal funcionamento do comércio é uma importante medida para a retoma da economia. E neste particular as feiras também tem um papel determinante”, declarou Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.