cebolasq 1


Começa este sábado, dia 15 de agosto, na Avenida Gaspar Baltar, no Sameiro, em Penafiel, a tradicional Feira de São Bartolomeu, conhecida como Feira das Cebolas. O evento prolonga-se até dia 26 de agosto, este ano num novo formato, devido às limitações impostas pela pandemia.

Este ano, a Feira será limitada a agricultores e produtores. Organizada pela Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, contará com cerca de 70 produtores, não sendo permitida a presença dos tendeiros de outras áreas de atividade.

Ao Jornal IMEDIATO Joaquim Ferreira, Grão-mestre da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, afirmou a necessidade de se realizar o evento, de forma a “ajudar os produtores”.

A feira “fica sujeita à utilização de máscaras, a feira terá só um sentido, com entrada por um lado e saída pelo lado contrário e interdita a avenida a quem não vier comprar cebolas”.

No dia 23 será realizado o tradicional concurso da cebola e no dia 24 será feita a entrega de prémios, que este ano não acontecem durante a Agrival, visto que o evento não se vai realizar.

A par com a feira, a Confraria está também a trabalhar no processo de certificação para o selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), para certifica a cebola no campo.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.