aep

O centro histórico da cidade de Penafiel é o palco da 13.ª edição da Feira da Saúde, uma iniciativa da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), que começou esta sexta-feira e se prolonga até amanhã, sábado.

Na sua 13.ª edição, a Feira da Saúde conta com 22 expositores. “O objetivo é a dinamização e promoção das atividades dos nossos associados e principalmente deste setor, que tem muita representatividade no nosso concelho e no nosso número de associados”, começou por referir Nuno Brochado, presidente da AEP, na abertura oficial da iniciativa, que decorreu na manhã desta sexta-feira.

Ao longo do fim de semana, os expositores vão poder “promover as suas atividades”, proporcionando aos visitantes rastreios gratuitos. “É esse também o nosso trabalho em comunidade, darmos um pouco de nós e dos nossos associados à comunidade”, frisou o presidente da AEP.

À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, a AEP levou a cabo parcerias com várias associações, entre as quais o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel. “Tudo para promovermos também num fim de semana, a marca Penafiel”, acrescentou o presidente da AEP.

A Feira da Saúde conta também com a parceria do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul, que realiza uma conferência, na tarde deste sexta-feira, subordinada ao tema “Promoção da Saúde nas Empresas”.

“Todos os anos promovemos uma conferência sobre o tema da feira. Este ano é ligado à Medicina no Trabalho e, em parceria com o ACES, que tem um trabalho de longa data nessa vertente, vamos abordar esse tema e promover esse projeto em parceria com o ACES”, conclui Nuno Brochado.

“Hoje vivemos uma reforma no Serviço Nacional de Saúde que tem duas palavras base: complementaridade e integração de cuidados. E posso afirmar que aqui em Penafiel isto não é um slogan, é já uma prática estendida à comunidade e fico satisfeito por os cuidados de saúde primários terem uma parceria fortíssima com as autarquias, com a Associação Empresarial, com o Hospital. Ou seja, a nossa complementaridade e a nossa integração de cuidados já vai para além da relação de cuidados de saúde primários hospitalares”, referiu Fernando Malheiro, diretor do ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

Segundo este responsável, a área da saúde empresarial ainda tem que ser “muito trabalhada”. “Não estamos no zero. Há boas práticas, de muitas empresas, que estão inclusive identificadas pela AEP, mas têm que ser replicadas, aumentar este número. É um trabalho que não terá, co, certeza, fim, mas estamos muito entusiasmados em levar a saúde às empresas”, concluiu.

Mais “promoção da saúde e prevenção da doença”

Parceiro no evento é também o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Carlos Alberto Silva, presidente do Concelho de Administração do CHTS, garantiu aos jornalistas que esta é a altura ideal para falar de saúde junto da comunidade. “Temos em perspetiva uma mudança muito significativa no panorama da saúde em Portugal, com a constituição das ULS’s a partir de janeiro. O Tâmega e Sousa terá também a sua, que será uma das maiores do país, onde se pretende muito disto que vimos hoje aqui, apostar cada vez mais na promoção da saúde e prevenção das doenças, fazer com que as pessoas cada vez menos tenham necessidade de ir ao centro de saúde ou ao hospital, garantir que as pessoas mantêm uma forma saudável muito mais tempo e tudo isto é absolutamente fundamental. E o Hospital tem que estar cada vez mais presente”, garantiu.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacou a importância da parceria com a AEP no evento, a par com outras realizadas em outros eventos, “sempre a pensar naquilo que é importante para a cidade e para o concelho, nesta área em particular, da promoção da atividade económica”.

Neste caso em concreto, o que está em causa, garantiu, vai além da atividade económica. “Porque a Feira da Saúde tem uma importância especial, porque o tema da saúde está muito presente na agenda dos nossos dias e nós procuramos, através desta iniciativa, dar a conhecer aos nossos concidadãos o conjunto de oportunidades que têm no concelho, para poderem cuidar da sua saúde”, referiu Antonino de Sousa, satisfeito pelo aumento da procura que tem vindo a acontecer ao longo dos anos. “Há uma grande procura ao longo dos dois dias do evento”, concluiu.

IMG 9235 scaledIMG 9237 scaled IMG 9245 scaled IMG 9251 scaledIMG 9239 scaled

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *