Milhares de pessoas, de velas na mão e movidas pela fé, associaram-se à celebrações das Endoenças e acompanharam a procissão do Senhor dos Passos desde a Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde assistiram ao “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.
“Este é um dos mais belos quadros da nossa tradição religiosa, não apenas em Penafiel, mas diria mesmo do norte do país. Esta nossa cerimónia das Endoenças é, seguramente, das mais importantes, das mais antigas, e das mais participadas do nosso país”, referiu Antonino de Sousa, destacando a beleza do local, que se ilumina com mais de 50 mil velas, e atrai milhares de pessoas de todo o concelho, mas de diversos pontos do país.
Esta celebração é para a Junta de Freguesia de Eja, uma das entidades envolvidas na realização do evento, a par com os municípios de Penafiel e Marco de Canaveses. “É com orgulho que mantemos esta tradição e trabalhamos para que continue e para que os mais novos possam perceber as nossas tradições e dar-lhes continuidade”, referiu Isabel Guedes, presidente da Junta de Freguesia de Eja.