sebastiao

 

Faleceu esta segunda-feira com 79 anos, Sebastião Ribeiro, um empresário penafidelense natural de Santa Marta, que teve uma forte ligação ao associativismo penafidelense, nomeadamente ao FC Penafiel.

Muita da vida de Sebastião Ribeiro foi dedicada a Penafiel, onde teve ligação a várias instituições e associações, entre as quais o Futebol Clube de Penafiel, onde foi presidente em 1995. Mais tarde, recebeu o título de sócio honorário do Clube.

António Gaspar Dias, presidente do Futebol Clube de Penafiel, lamentou a partida de uma figura tão reconhecida em Penafiel. “É um dia triste para o Penafiel. Mas fica uma lembrança que jamais será esquecida. Foi um grande senhor muito importante para o Futebol Clube de Penafiel numa altura difícil. E como homem de sociedade foi exemplar. É alguém que recordaremos com saudades é um exemplo a seguir”, frisa.

Também Fernando Melo, lamentou a partida de um amigo. “Foi meu diretor quando eu era jogador no Penafiel e depois colega de direção. Foi ainda meu vice-presidente quando eu fui presidente”, recorda. “Foi um homem forte do Penafiel e sempre ligado ao clube e ao concelho. Hoje é um dia triste para Penafiel, porque perdemos uma pessoa que faz muita falta, ao futebol e a muitas outras instituições às quais sempre esteve disponível para ajudar”, remata.

Sebastião Ribeiro era natural de Santa Marta. Com apenas 16 anos de idade, começou a trabalhar por sua conta, confecionando casacos e fatos de homem por medida, que fazia chegar a diversos clientes particulares e para vendedores de feiras.

Em junho de 1972, em conjunto com um seu irmão, formaram a atual empresa Sebastião & Manuel, Lda, em Santa Marta.
Em 2010, a empresa a recebeu da Câmara Municipal de Penafiel a Medalha de Ouro do Município e em 2015, o município atribuiu ao empresário um voto de louvor pela colaboração prestada ao Município de Penafiel e ao seu Museu Municipal, designadamente através da oferta de todo o fardamento para os funcionários do Museu Municipal de Penafiel.

“Penafiel perde um grande empresário, mas acima de tudo um homem bom, um cidadão ilustre é um grande benemérito”, afirma Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

 

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *