Faleceu esta sexta-feira, aos 87 anos, Fernando Manuel Torres Matos de Vasconcelos, o 1.º Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, eleito após o 25 de abril, tendo sido sucessivamente reeleito, até em 1988, altura em que deixou o cargo por ter sido nomeado Governador-Civil do Porto, funções que exerceu em 1988 e 1989. Médico de profissão, foi ainda presidente da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira.

Natural de Freamunde, em Paços de Ferreira, Fernando Vasconcelos foi uma das figuras de destaque da luta política contra o regime do Estado Novo, tendo sido fundador da Frente Democrática. Militante do PPD logo após a constituição do partido, logo em 1974, foi depois presidente da Assembleia Distrital do PSD e presidente da Assembleia Geral dos Municípios do Vale de Sousa. Foi ainda deputado e Delegado de Saúde e diretor do Centro de Saúde de Paços de Ferreira. Fez parte de várias coletividades do concelho pacense, entre as quais a Santa Casa da Misericórdia de Freamunde.

Por ocasião do 181 º Aniversário do Concelho de Paços de Ferreira, em 2017, o ex-autarca foi distinguido pelo Município com a medalha de honra municipal, grau ouro.

O município de Paços de Ferreira decretou três dias de luto municipal pela morte de Fernando Vasconcelos.

O funeral do ex-autarca realiza-se este sábado, na capela de S. Francisco, em Freamunde. Às 17 horas, será celebrada missa pelo bispo auxiliar do Porto, D. António Taipa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *