Está patente, até 18 de outubro, uma exposição nas ruas de Penafiel em que as estrelas principais são os animais do Centro de Recolha Oficial de Animais de Penafiel (CROP).

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, está a divulgar as fotografias dos “patudos” do CROP no âmbito do Dia do Animal, para “demonstrar o cuidado e o trabalho prestado em prol do bem-estar animal”.

Em comunicado, a autarquia de Penafiel relembrou que continuam em vigor vários programas para reduzir o número de animais nas ruas, como a campanha “Adote um Amigo. Não abandone!”, que oferece a esterilização, a identificação electronica, vacinação e desparasitação a quem adoptar no canil municipal.

Existe ainda um programa de apoio às famílias mais carenciadas, que permite a esterilização do animal de companhia (cão ou gato), para “evitar que sejam abandonadas ninhadas, o que infelizmente acontece muitas vezes”. A autarquia promove ainda aulas de treino canino no parque canino de Penafiel, situado no Parque da Cidade.