A Escola de Natação do Clube Aquático Pacense (CAP) foi novamente certificada com o nível de excelência. A distinção foi atribuída durante a Gala Anual da Natação promovida pela Federação Portuguesa de Natação, que decorreu na cidade de Portimão.

Num evento em que foram distinguidos os agentes desportivos que mais se destacaram na última época desportiva nas várias disciplinas da natação portuguesa, o Clube Aquático Pacense revalidou a sua certificação de escola de excelência.

Num processo iniciado há cinco anos, a Escola de Natação do Clube Aquático Pacense, depois de na época passada ter sido uma das três primeiras escolas de natação a obter o Certificado de Qualidade de Excelência – Nível IV, nível máximo de certificação, renovou no presente ano este mesmo certificado, integrando assim o restrito lote de seis escolas de natação nacionais, entre mais de 150 escolas certificadas, que garantiram o nível de excelência.

A atribuição deste nível de certificação, teve por base o preenchimento de um vasto conjunto de requisitos técnico-pedagógicos e organizativos, aferidos através de uma auditoria realizada à escola de natação. De destacar ainda que tanto a organização técnico-pedagógica da Escola de Natação do Clube Aquático Pacense, original a nível nacional, bem como as qualificações e formação dos seus recursos humanos, constituíram fatores decisivos na apreciação extremamente positiva por parte da entidade certificadora.

A confirmar o reconhecimento dado à organização da escola de natação do clube Aquático Pacense por parte da comunidade técnico-científica da área, estão os vários convites recebidos pela escola para apresentar pelo país fora em vários congressos e seminários, a metodologia de ensino desenvolvida em Paços de Ferreira.

A Escola de Natação do Clube Aquático Pacense reforça assim o seu estatuto de escola de referência em Portugal no que ao ensino da natação diz respeito.

O processo de certificação de escolas de natação inserido no Programa “Portugal a Nadar” da Federação Portuguesa de Natação, Associação Portuguesa de Técnicos de Natação e Instituto Português do Desporto e Juventude, visa monitorizar e introduzir processos de melhoria no sistema de ensino utilizado em cada escola de natação, como forma de influenciar positivamente o desenvolvimento da natação enquanto modalidade desportiva, de recreação e de promoção da atividade física e saúde.

A certificação das escolas de natação encontra-se dividida em quatro níveis ou patamares: Inicial, Prata, Ouro e Excelência.