Penafiel vai manter a tradição do Cantar de Janeiras e este domingo, dia 12 de janeiro, 21 grupos vão subir ao palco, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, para dar as boas vindas ao Ano Novo. Este ano, pela primeira vez, vão ainda presentear os transeuntes com atuações em vários pontos da cidade, como o Edifício Tem-Tem, Bicha Serpe, Av. Sacadura Cabral e Praça do Município.

A iniciativa, promovida pelo Município de Penafiel, tem início marcado para as 14 horas nas ruas, sendo que no Pavilhão de Feiras e Exposições vai começar às 16 horas. Vai contar com a participação do Grupo Folclórico de Penafiel, da Associação Grupo de Zés Pereiras “Os Amigos de Galegos”, do Centro Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos, do Centro Cultural e Rancho Folclórico de Paço de Sousa, da Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte, do Grupo Folclórico de Bustelo, do Grupo Etnográfico Cantar É Viver, do Grupo Coral de S. Martinho, do Grupo de Danças a Cantares de Cabeça Santa, do Cantarias – Grupo de Cantares Populares, do  Rancho Juvenil Infantil de Duas Igrejas, do Rancho Folclórico de S. Pedro da Bela Vista, de Os Montanheses, do Rancho Folclórico de Abragão, do Rancho Folclórico S. Vicente do Pinheiro, do Grupo Folclórico Zé do Telhado, da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli, do Rancho Folclórico de S. Miguel de Paredes, do Grupo de Bombos da Eira, do Grupo Os Amigos do Cavaquinho de Canelas e do Rancho Folclórico de Ordins.

O cantar de Janeiras é uma tradição popular que tem o objetivo de dar as boas vindas ao novo ano com alegria e boa disposição. Durante as atuações, os grupos desejam votos de um feliz ano a toda a comunidade penafidelense.