vespas asiáticas
Fotografia: Câmara Municipal de Paços de Ferreira

Em três anos, foram destruídos 790 ninhos de vespas velutinas, popularmente conhecidas como ‘vespas asiáticas’ no concelho de Paços de Ferreira. Este ano, a Câmara Municipal pretende ver instaladas mais de 100 armadilhas para capturar estas vespas. Os dispositivos vão ser colocados por apicultores e pelas equipas das Juntas de Freguesia.

Segundo dados do serviço de Proteção Civil de Paços de Ferreira a que o IMEDIATO teve acesso, entre 2019 e 2021 foram destruídos 790 ninhos de vespas asiáticas – 231 em 2019, 188 em 2020 e 371 no ano passado.

Nos últimos três anos, a freguesia onde mais ninhos foram detetados e removidos foi Paços de Ferreira (122), seguindo-se Ferreira (100), Carvalhosa (91), Eiriz (89) e Freamunde (84).

Entre 2014 e 2018, a verificação e remoção destes ninhos era efetuada por colaboradores da Câmara Municipal. Contudo, há três anos a tarefa passou a ser efetuada através de um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.

Atualmente, o método mais popular é a incineração direta com recurso a um maçarico dotado de uma vara telescópica, equipamento que tem um alcance de 14 metros. Dentro de edifícios, é aplicado inseticida no ninho até se verificar inatividade, sendo depois recolhido e destruído.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.