O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Penafiel deteve, na segunda-feira, dois homens, com 31 e 32 anos, por extorsão com recurso a ameaças, coação e arma de fogo. Os dois suspeitos foram apanhados em flagrante, em Penafiel, enquanto extorquiam mais de 20 mil euros à vítima, um homem de 47 anos.
Segundo uma nota de imprensa enviada, a Guarda indica que as capturas ocorreram no âmbito de uma investigação, que culminou na identificação e detenção de dois suspeitos em flagrante, na posse de cerca de 20 mil euros, que haviam sido extorquidos à vítima, um homem de 47 anos.
Os militares da GNR apuraram ainda que os detidos já haviam extorquido 1 400 euros à vítima. No seguimento das diligências policiais, foram ainda constituídas arguidas duas mulheres de 26 e 28 anos, por colaborarem no crime de extorsão, atuando em conjunto com os detidos.
No decorrer da investigação, foram realizadas duas buscas, uma domiciliária e uma em veículo, tendo sido possível apreender o seguinte material:
- 20.280 euros em dinheiro;
- Uma viatura;
- Quatro telemóveis;
- Uma réplica de arma de fogo.
Os detidos, com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza e por condução sem habilitação legal, estão a ser presentes no Tribunal Judicial de Lousada, para aplicação de medidas de coação.