O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, na primeira reunião do executivo, realizou a distribuição dos pelouros pelos vereadores eleitos pela Coligação Penafiel Quer (PSD/CDS-PP) para o mandato 2021-2025.

Assim, Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, assume diretamente a coordenação geral, gestão financeira, relação com as Freguesia e Obras Municipais.

Pedro Santana Cepeda ficou encarregue dos pelouros do Planeamento, Mobilidade e Ordenamento do Território, da Juventude e Desporto, da Captação de Investimento, Gestão de Fundos Comunitários e Inovação e da Cooperação Internacional.

Já a Susana Oliveira, foram atribuídos os pelouros da Cultura e Património, do Desenvolvimento Rural, da Qualidade dos Serviços, Transição Digital e Cidadania, dos Recursos Humanos e da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética.

O Vereador Rodrigo Lopes ficou com as pastas da Educação, da Manutenção de Vias e Equipamentos, da Proteção Civil e Defesa da Floresta e dos Assuntos Jurídicos.

A Gestão Urbanística e Informação Geográfica, a Fiscalização Municipal e Licenciamentos Diversos, o Turismo e Feiras e a Etnografia, Artesanato e Produtos Locais foram entregues ao vereador Adolfo Amílcar.

Daniela Oliveira, a nova vereadora, ficou com os pelouros da Família e Inclusão Social, da Habitação e da Saúde.

O executivo municipal conta ainda com mais três vereadores eleitos pela Coligação Penafiel Unido (PS/RIR), que vão exercer o cargo sem pelouros.

Para Antonino de Sousa, “depois de uma vitória tão expressiva e generosa por parte dos Penafidelenses, aumenta também, naturalmente, a nossa responsabilidade, mas tenho a confiança de que com esta equipa vamos continuar a trabalhar de forma entusiasta e dedicada a Penafiel e aos nossos concidadãos. Este mandato que agora se inicia apresenta um conjunto de desafios, alguns de grande complexidade, como é o caso da conclusão do actual quadro comunitário e a negociação do próximo quadro, o Plano de Recuperação e Resiliência, mas também o processo de descentralização de competências, que em 2022 avança com toda a força, em áreas tão complexas e exigentes como a Educação, a Saúde, a Habitação ou a Segurança Social.”

No discurso de tomada de posse, no passado dia 13 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal elencou alguns dos projetos que vão marcar este mandato, como, por exemplo, a conclusão da construção do Ponto C e do Centro de Transportes de Penafiel, a oferta de um seguro de saúde para os cidadãos com mais de 65 anos e com baixos rendimentos, a continuação do processo de criação de creches, o apoio à habitação para famílias carências mas também para jovens na aquisição da primeira habitação, isentando-os do pagamento de IMT, a criação de novos lugares de estacionamento no Centro urbano de Penafiel, entre outros.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.