Abriu esta sexta-feira, em Penafiel, no Pavilhão de Feiras e Exposições, a exposição “Dinosauria Experience”. Esta mostra, que conta com uma coleção de dinossauros animatrónicos, dispositivos robóticos que simulam o aspeto e o comportamento dos dinossauros, está pela primeira vez em Portugal, na cidade de Penafiel e pode ser visitada até ao dia 25 de fevereiro.
Esta exposição, que passou por algumas das maiores cidades americanas e, inicia em Penafiel, a sua tournée pela Europa. Engloba um conjunto de 150 dinossauros animatrónicos, fósseis, dragões e mamutes, mas também algumas espécies vivas, caso das iguanas e das tartarugas, algumas com mais de 90 anos de vida e mais de 200 quilos de peso, distribuídos por 3200 metros quadrados de exposição.
“É uma exposição extraordinária”, afirmou Antonino de Sousa, acrescentando que esta mostra tem uma vertente lúdica, mas também pedagógica, visto que haverá técnicos da organização a acompanhar os visitantes e a explicar-lhes todo o processo e história, do mundo dos dinossauros.
“É um mundo de fantasia que merece ser visitado e estamos muito orgulhosos de ser aqui na cidade de Penafiel que se inicia esta tournée pela Europa”, salientou o autarca, referindo que tem sido uma preocupação do município, ter iniciativas apelativas, que possam atrair mais visitantes ao concelho de Penafiel.
Para o autarca, esta exposição, que conta com a parceria da autarquia e da Penafiel Ativa, é sinal de que o município “é visto como um município com capacidade de acolher eventos de grande dimensão”, capaz de acolher iniciativas que normalmente se realizam nos grandes centros urbanos. “Já noutras ocasiões mostramos que aquela hegemonia das cidades capitais está a quebrar-se e Penafiel tem acolhido eventos de grande dimensão e importância”, frisou o autarca. “Ainda bem que assim é porque permite que a nossa região tenha eventos muito positivos e prestigiantes”, rematou.
Ao longo de dez dias, até 25 de fevereiro, a “Dinosauria Experience” pode ser visitada em Penafiel. Para a organização, a expetativa é “enorme”. “Esperamos que venham milhares de pessoas”, afirmou José Torralvo, da organização, dando nota de que para a próxima semana já estão inscritas 1500 crianças, das escolas de Penafiel e da região, para visitar a exposição.
Esta coleção pré-histórica, que já percorreu várias cidades dos Estados Unidos, é da autoria das famílias Cujean-Durand, que se dedicam desde 1972 à produção de exposições sobre répteis.
Os visitantes poderão ver em tamanho real várias espécies de dinossauros como o Tyrannosaurus (aka TRex); Triceratops; Stegosaurus; Ankylosaurus; Pachycephalosaurus; Iguanodon; Protoceratops; Ornithomimus; Apatosaurus (aka Brontosaurus); Baryonyx; Deinonychus; Dilophosaurus; Diplodocus; Saltasaurus; Velociraptor; Maiasaura; Spinosaurus; Corythosaurus; Ceratosaurus e o Ptérosaure.
A exposição, com uma área de cerca de 3000 m2, conta também com painéis informativos, com pormenores científicos sobre as eras geológicas, teorias sobre a extinção dos dinossauros e dados sobre a recuperação de restos fósseis.
Os bilhetes gerais custam 8 euros, entre os 3 e os 11 anos só pagam 6 euros. É grátis para os que tiverem menos de 3 anos. A organização tem ainda preços especiais para grupos. A exposição está aberta todos os dias das 10h00 às 22h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *