3 1

Mais de seis mil avós juntaram-se no Parque da Cidade de Penafiel para celebrar o dia a eles dedicado – o Dia dos Avós, uma data que foi instituída pela Assembleia da República em 2003, graças ao empenho da penafidelense Ana Elisa Couto.
O dia começou cedo, com várias atividades dedicadas a miúdos e graúdos. As freguesias do concelho de Penafiel responderam massivamente e invadiram o relvado do parque da cidade de Penafiel com mantas e mesas, para o piquenique da hora de almoço.
Avós e netos, juntaram-se em família e entre eles estava um avô especial, o Vitorino Fernandes, o avô mais velho da cidade de Penafiel, com 105 anos. Em sua homenagem foi feito um bolo com 105 metros, tantos quantos os anos que tem. Aos jornalistas, Vitorino Fernandes mostrou-se “muito feliz” com esta homenagem.
7

Vitorino Fernandes, o avô com 105 anos

E porque o dia foi de homenagens, também não foi esquecida aquela que tanto lutou para que este dia fosse instituído pela Assembleia da República – Ana Elisa Couto. Em sua memória, foi colocado um ramo de flores junto à placa que relembra o longo percurso que percorreu na prossecução deste sonho. Os seus filhos, a neta e o bisneto participaram, emocionados, nesta homenagem que a autarquia penafidelense e todos os avós presentes, lhe prestaram.

8

Três gerações da família de Ana Elisa Couto

Homenagens feitas, a festa prosseguiu com muita música e animação, jogos tradicionais, histórias do antigamente, contadas pelos avós aos netos e a todos os que as quiseram ouvir. Os avós tiveram ainda oportunidade de passear num dos 40 carros antigos que foram colocados no recinto.
“Os avós merecem este carinho e esta dedicação que lhe dirigimos”, afirmou Antonino de Sousa, salientando que esta festa tem crescido ano após ano, chamando ao parque da cidade não só a comunidade penafidelense, mas também avós, netos e famílias da região.

1 2 3 4 5 6

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *