cidade

No dia do 252.º aniversário de elevação ao estatuto de cidade de Penafiel, a Câmara Municipal distingui, com a Medalha de Ouro do concelho de Penafiel, o médico Almiro Óscar Mateus, a enfermeira Maria Luísa da Costa Sampaio e a Associação Recreativa Novelense, que celebra este ano 50 anos de atividade. Homenageou ainda 14 personalidades e instituições, pelo “extraordinário percurso de vida” e “pelos relevantes serviços prestados à comunidade”.

Na sessão solene que decorreu no Museu Municipal de Penafiel, a guerra na Ucrânia não foi esquecida, e até as cores do púlpito prestaram homenagem ao povo ucraniano, que luta em defesa da sua liberdade e da democracia.

Na sua intervenção, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, recordou os dois anos de pandemia que o país e o mundo viveram, destacando a superação e resiliência de todos, nomeadamente dos profissionais de saúde, a quem deixou o seu reconhecimento.

Apontando 2022 como “o ano de regresso à normalidade”, o autarca anunciou o regresso de vários eventos a Penafiel, nomeadamente as Festas do Corpo de Deus, o Penafiel Racing Fest e a Agrival.

Garantiu ainda empenho “absoluto” do executivo que lidera na concretização de projetos já em curso, mas também no apoio aos mais vulneráveis. Assim, anunciou que o município está a trabalhar na disponibilização de um seguro de saúde para os seniores do concelho, beneficiários do Complemento Solidário para Idosos, assim como a criação de um programa de promoção e monitorização da saúde mental em crianças em idade pré-escolar para combater os efeitos dos confinamentos.

Prioridade será ainda a execução da Estratégia Local de Habitação e do programa Penafiel Casa Acessível.

A conclusão do Centro de Transportes e do Ponto C, serão mais duas ações que marcarão este ano de 2022.

“Sabemos que há ainda um longo caminho a percorrer para honrarmos a memória de todos os que nos antecederam, que se sacrificaram e sofreram por esta terra de Penafiel. Sabemos que temos que continuar a trabalhar pelo desenvolvimento desta cidade e deste concelho. E assim faremos”, referiu o autarca.

Como é tradição no dia da Cidade, o município aproveitou o momento para prestar homenagear aqueles que contribuem para o “prestígio e engrandecimento da nossa terra de Penafiel”. Assim, foi entregue a Medalha de Ouro do concelho de Penafiel, o médico Almiro Óscar Mateus, a enfermeira Maria Luísa da Costa Sampaio e a Associação Recreativa Novelense, que celebra este ano 50 anos de atividade. Foram ainda distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal Dourada os atletas penafidelenses Adão Pinto, Diana Sousa, Hélder Rocha, João Sousa, Manuel Ferreira, Maria Inês Barros, Maria Vieira, Micael Moreira, Paulo Barbosa, Pedro Moura, Rui Carvalho, Rui Pedro Fonte e Tiago André e António Gomes de Sousa, um penafidelense ligado à área da cultura.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.