O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, aprovou a nova distribuição de pelouros para o mandato 2025-2029, refletindo uma visão renovada e estratégica para o desenvolvimento do concelho.
Cumprindo um dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, o Presidente assume diretamente a tutela da Gestão Urbanística, reforçando a aposta numa reforma profunda nesta área, orientada pela eficiência, transparência e proximidade com os cidadãos.
Entre as principais novidades da nova orgânica municipal, destaca-se a criação do pelouro da Inovação e Transição Digital, também sob a alçada do autarca, que simboliza a vontade de modernizar a gestão pública e tornar os serviços municipais mais ágeis e acessíveis. “O objetivo é claro: menos papel, menos burocracia e mais soluções para os cidadãos e empresas. Queremos colocar a tecnologia ao serviço das pessoas e da transparência, melhorando a experiência de todos os que interagem com a Câmara Municipal”, afirma o Presidente Pedro Cepeda.
O autarca assume ainda os pelouros da Gestão Financeira e Organizacional, do Planeamento, Ordenamento e Desenvolvimento Territorial, do Desenvolvimento Económico e Turismo, das Obras Municipais, da Manutenção de Vias e Equipamentos e da Relação com as Juntas de Freguesia.
A vereadora Daniela Oliveira, foi também nomeada Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, e vai assumir as áreas de Desenvolvimento e Coesão Social, Habitação, Desporto, Cultura e Património, reforçando a aposta do Município na inclusão social, no apoio às famílias e na valorização cultural do território.
Outra das novidades é o pelouro do Bem-Estar Animal, que traduz a preocupação do Executivo com a proteção, respeito e cuidado pelos animais, através do reforço das políticas de adoção responsável, combate ao abandono e melhoria das condições dos centros de recolha animal. Este pelouro será assumido por Henrique Martins, que terá ainda sob a sua alçada os pelouros da Gestão de Pessoas, da Juventude e do Desenvolvimento Rural.
Os pelouros da Saúde, Educação e Conhecimento, Proteção Civil e Defesa da Floresta e Cooperação Internacional foram entregues a António Cunha e Alexandra Almeida vai assumir as áreas da Sustentabilidade Ambiental e Descarbonização, Mobilidade e Gestão do Espaço Público, Fiscalização Municipal e Feiras.
António Gaspar Dias fica responsável pelos pelouros do Notariado e Gestão do Património, dos Assuntos Jurídicos e da Gestão de Infraestruturas Básicas.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, “esta nova estrutura orgânica reflete a nossa determinação em governar com inovação, proximidade e sentido de responsabilidade, colocando as pessoas no centro das decisões e preparando o concelho para os desafios do futuro.”

